verifica
Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Rio das Ostras

Cedro tem Ecoponto e horta comunitária em Rio das Ostras

Foto: Divulgação / Matheus Muller
Foto: Divulgação / Matheus Muller

O Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras (Cedro), localizado em Nova Esperança, serve como centro de informação sobre o ecossistema predominante da Mata Atlântica na região. O espaço é voltado para o desenvolvimento da Educação Ambiental, envolvendo a comunidade. Além de oferecer cursos e oficinas, o local tem uma horta comunitária e um Ecoponto para descarte de material reciclável.

Os moradores da Cidade que desejam descartar, com segurança, papel, plástico, metal, vidro e óleo de cozinha usado devem procurar o Cedro. O lugar possui um Ecoponto que recolhe esses materiais e também recebe pilhas, baterias e todo tipo de lixo eletrônico.


Os depósitos ficam próximos à grade do Cedro e mesmo que a Unidade esteja fechada é possível depositar os materiais recicláveis nos contentores (exceto óleo e lixo eletrônico, que devem ser entregues nos dias e horários de funcionamento da Unidade).

"Pedimos que os moradores não deixem lixo eletrônico e óleo de cozinha durante o final de semana. O material recolhido no Ecoponto é direcionado a empresas de reciclagem da Região da Baixada Litorânea", explica o técnico agrícola Leandro Lima.

O Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras também recebe eletrodomésticos para descarte. Podem ser encaminhados geladeiras, televisores, fogões e micro-ondas, por exemplo. Os interessados devem levar esses materiais até o local.


HORTA COMUNITÁRIA – O Cedro também possui uma horta. Leandro Lima ressalta que a horta comunitária dá acesso a alimentos saudáveis. "Temos uma horta nutricional e fitoterápica, Neste local, os moradores assistidos pela Secretaria de Assistência Social vêm buscar alimentos que ajudam a preservar a Saúde. Podem levar para casa uma muda ou terra de boa qualidade", explica.

Na horta, foram plantados milho, amendoim, aipim, alface, agrião, batata doce, salsinha, pimentão, cheiro verde, chicória, entre outros vegetais.

Podem solicitar alimentos da horta comunitária da Cidade os moradores que possuem algum tipo de cartão social. É preciso fazer o cadastro no Cedro para fazer o pedido. Atualmente 70 famílias estão cadastradas para receber os alimentos produzidos na horta.

Juciara Arruda, moradora de Nova Esperança, destaca a importância da iniciativa. "Devemos valorizar uma alimentação mais saudável. A presença de uma horta comunitária para a comunidade garante às famílias refeições melhores", comemora.


CONTATO - O Centro de Educação Ambiental (Cedro) fica na Avenida Linda, s/nº, na localidade Nova Esperança, próximo ao Posto de Saúde Dona Edméia.

A Unidade funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.


Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis