Foto: Divulgação / PF
O Ministério PĂșblico do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Promotoria de Justiça de Conceição de Macabu, e a PolĂcia Federal deflagraram, na manhã desta sexta-feira (19/05), a operação Cangaceiros, para desarticular organização criminosa atuante no Norte Fluminense e voltada à prĂĄtica de homicĂdios, trĂĄfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Agentes da Coordenadoria de Segurança e InteligĂȘncia (CSI/MPRJ) e policiais federais cumpriram sete mandados de prisão preventiva e onze mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Ănica de Conceição de Macabu/RJ, nos municĂpios de Macaé e Conceição de Macabu.
A investigação que deu origem à operação foi iniciada pela Promotoria de Justiça de Conceição de Macabu, que ofereceu denĂșncia contra nove integrantes de organização criminosa vinculada a facção "ADA" que tem praticado diversos homicĂdios de membros de facções rivais, em virtude de disputa por territórios.
O trabalho realizado pelo MPRJ e pelo Grupo Especial de Investigações SensĂveis (GISE-FACÇÕES/RJ), em conjunto com a Delegacia de Repressão a Drogas (DRE/RJ), contou com a colaboração da Delegacia de PolĂcia Federal em Macaé. O material apreendido e demais documentos de interesse para a investigação serão encaminhados à SuperintendĂȘncia Regional da PF no Rio de Janeiro para os procedimentos de praxe.
O nome da operação se deve ao fato de um dos chefes da organização criminosa investigada ser apelidado com a alcunha do principal lĂder do cangaço no Nordeste, no inĂcio do século XX.
Fonte: MPRJ