verifica
Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Sustenta Carnaval

'Sustenta Carnaval Expo' em lançamento no bairro da Gamboa, zona portuária do RJ

Entrada franca para visitação da exposição e do acervo exclusivo de 23 toneladas de fantasias e adereços, roda de conversa e palestras

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O projeto Sustenta Carnaval EXPO é a primeira exposição de fantasias e adereços recolhidos na área da dispersão do Sambódromo do Rio de Janeiro. Com entrada franca, o evento que será realizado nos dias 30 e 31/5 no saguão do 1º andar da Moby Self Storage da Gamboa, propõe no bairro da zona portuária, além da exposição dos insumos, mini palestras, roda de conversa e atelier de reciclagem com profissionais de referências dos setores culturais e de sustentabilidade.

O acervo do Sustenta Carnaval conta com mais de 23 toneladas recolhidas no Carnaval de 2022 e 2023. Esses insumos estão sendo disponibilizados para projetos de iniciativas solidárias em forma de doação e projetos culturais e educacionais em forma de revenda por quilo.

A entrada para a programação de lançamento é gratuita com confirmação da presença até 28/05 (informações no serviço), tendo como foco principal: representante de empresas, organizações, instituições, gestores, lideranças, intelectuais, educadores, artistas plásticos, profissionais das áreas ambiental e social, performistas e atores em diversas áreas da cultura. A realização é da Associação Brasil Cultural em parceria com a Moby Self Storage, espaço onde está sendo feita a triagem e a organização dos insumos, após os desfiles das 27 escolas de samba nas 5 noites do Carnaval 2023, um trabalho executado em conjunto com a equipe da Comlurb.

Projeto Sustenta Carnaval

Idealizado em 2020 por Mariana Pinho, o Sustenta Carnaval e um projeto socioambiental e de economia circular cujo conceito tem como objetivo gerar debates e reflexão sobre a adoção de princípios sustentáveis de circularidade no desenvolvimento de novos mercados e cadeias produtivas para a indústria criativa. O projeto integra sua ação na engrenagem cíclica do Carnaval Carioca (evento anual). Reinventando, reciclando e fazendo durar o Carnaval do Brasil, estabelecendo assim a relação com a economia circular.

O impacto direto nas ações do projeto Sustenta Carnaval vem do resultado da receita de revenda dos insumos que, uma vez concretizada, é revertida em projetos de neutralização de carbono e programas de inclusão e capacitação profissional.

O objetivo do projeto Sustenta Carnaval não é apenas impedir que esses novíssimos trajes sejam descartados, mas demonstrar o potencial de reúso em diferentes eventos e propostas. Entre as parcerias bem sucedida, destaca-se a ponte estabelecida pela SECEC (Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa) e as Prefeituras dos Municípios do Rio de Janeiro, que ao utilizarem as fantasias em suas decorações festiva, nos figurinos dos projetos culturais e eventos que fazem parte do calendário de cada localidade, agrega sustentabilidade ao projeto e a cada região do Rio de Janeiro. Uma engrenagem sustentável, cultural e um exemplo para a futura geração.

O acervo do projeto faz parte do objeto do Convênio com a Secretaria Municipal do Ambiente e Clima, dando impulso a uma série de ações sustentáveis sem fins lucrativos, em relação direta com desenvolvimento e implementação de soluções inovadoras para problemas sociais e ambientais, associadas ás áreas temáticas que envolvem tecnologias, competências e novas oportunidades.

Realizado pela Associação Brasil Cultural, o projeto não possui fins lucrativos. Os ocasionais lucros são destinados à programas de investimentos e capacitação profissional para mulheres (negras, monoparentais, trans e refugiadas).

As ações do Sustenta Carnaval estão alicerçadas nos 17 ODS da ONU, tendo como base um desenvolvimento responsável e atuante para os resultados esperados do projeto. A meta é permanecer diretamente ligado à Agenda 2030 e à "Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas" que visa prevenir, interromper e reverter a degradação dos ecossistemas em todos os continentes e oceanos.


PROGRAMAÇÃO

30 de maio, terça-feira.

Participação das seguintes autoridades:

Danielle Christian Ribeiro Barros
Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do RJ

Tainá de Paula

Secretária de Ambiente e Clima do Rio de Janeiro

Clara Paulino
Presidente do Theatro Municipal

Sergio Almeida Firmino
Presidente FICCCERJ

Andréa Feio

Vice-Presidente da Riotur

Cláudia Gonçalves de Lima

Pró-reitora de Pós-graduação da UERJ


13h - Abertura da casa

14h - Cerimônia de Lançamento com representantes e parcerias

15:30h - Apresentação das propostas de doação e revenda do Projeto

16h - Mini palestras com roda de conversa com:

  • Marcel Gallo Balassiano - Subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação · Prefeitura do Rio de Janeiro

Tema: "Carnaval de dados"

  • Roberta Castro - Radar Corporativo.

Tema: "O beabá do ESG"

  • Barbara Rigaud - G.R.E.S. TPM

Tema "Protagonismo Feminino no Carnaval"

31 de maio, quarta feira.


10h - Aula de customização e reaproveitamento

14h - Apresentação das propostas de doação e revenda do Projeto

Roda de conversa com representantes de iniciativas sustentáveis

Realização: Associação Brasil Cultural

Coprodução: Fundação Macatur e SertãoRio

Apoio institucional:

Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal Ambiente e Clima, Comlurb, FICCCERJ (Federação da Indústria Criativa Cultural do Carnaval do Estado do Rio de Janeiro), RioTur e Radar Corporativo

Apoio Cultural: A.R.E.S. Vizinha Faladeira, Theatro Municipal, Dimona Camisetas e Polo da Região Portuária

Apoio: Moby Self Storage e Turtles Café

Facebook: https://www.facebook.com/sustentacarnaval

Instagram: https://www.instagram.com/sustentacarnaval.br

CREDITOS IMAGENS:

Acervo e Fantasias: Mariana Pinho

Modelos: Rudah Pinho Martins, Ana Paulino e Eloa Abreu

Direção artística e Fotografia: Eliane Goes

SERVIÇO

Evento: "Sustenta Carnaval Expo"

Dia 30/5: 14h às 18h

Dia 31/5: 9h30 às 18h

Local: 1º andar da Moby Self Storage da Gamboa

Endereço: Rua Rivadávia Corrêa, 127 - Porto Maravilha, Rio de Janeiro

Telefone: (21) 3148-0300

Capacidade: 600 lugares

ENTRADA FRANCA com inscrições antecipadas até o dia 28/5, domingo, pela plataforma Sympla

Link:

https://www.sympla.com.br/evento/sustenta-carnaval-expo/1989465?_gl=1*1rv97an*_ga*MTMyMjM5NDA0NS4xNjgzNzIxNDA0*_ga_KXH10SQTZF*MTY4MzgwOTMwNC42LjEuMTY4MzgxMjIyNi4wLjAuMA..

EVENTO GRATUITO: Sujeito a lotação

Classificação: LIVRE :.
(permitida a entrada de menores de 18 anos apenas
se acompanhados dos responsáveis legais)

Mais informações

WhatsApp: (21) 99945-8788

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis