verifica
Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Faetec

Parceria entre Faetec e Ioerj promove doação de livros e recreação a alunos da Creche Casa da Criança

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (24), alunos da Creche Casa da Criança (Iserj), da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), foram agraciados com o programa Mais Leitura, da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro (Ioerj). As crianças participaram de atividades recreativas e ganharam livros do projeto por meio da parceria entre as instituições.

O Mais Leitura é um projeto social de democratização de acesso à cultura, promovido pelo Ioerj, por meio da leitura. O principal objetivo do programa é levar livros a quem não tem acesso a livros físicos e livrarias. A presidente da Fundação, Caroline Alves, e a diretora-presidente do Ioerj, Patrícia Damasceno, estiveram na escola prestigiando a ação, assim como o Gabriel Salabert, que é coordenador do projeto.

Para a presidente da Faetec, Caroline Alves, o contato com a literatura, promovido pela parceria, é essencial para o desenvolvimento dos alunos. "Nos dedicamos diariamente para que nossos alunos tenham cada vez mais acesso à cultura e, por meio dessa parceria com o Ioerj, vamos expandir esse alcance. Esse incentivo à leitura será fundamental no processo de alfabetização das crianças".

O programa tem pontos fixos e itinerantes; passando por feiras literárias; comunidades; praças públicas e projetos sociais, onde os livros são vendidos a preços populares, de R$ 2,00 a R$ 9,00. Além das vendas, o projeto também realiza doação de livros. Por meio da parceria com a Faetec, cada um dos alunos matriculados na Casa da Criança ganhou dois livros com histórias para ler e caderno de atividades.

"É um prazer enorme estar com a presidente Carol e firmar essa parceria da Faetec com a Imprensa Oficial. Eu acho que o programa Mais Leitura tem uma capacidade de alcançar de forma significativa a vida das crianças. Esse incentivo à leitura é a busca incansável por manter a literatura viva. É uma grande alegria promover esse estímulo junto à Faetec", declarou a diretora-presidente do Ioerj, Patricia Damasceno.

Além de ganharem livros, os alunos participaram de uma manhã inteira de recreação, com atividades infantis, pipoca e algodão doce. Animado com a brincadeira, o João Miguel Santana, de apenas 6 anos, contou o que achou da experiência. "Gosto muito da escola e gostei muito de brincar com meus amigos. Também foi muito legal ver os livros".

A professora da unidade Adriene Costa ressalta que o momento contribuiu não só para incentivar o contato com os livros, mas para estimular a inclusão.


"De modo geral, momentos como esse colaboram bastante para o desenvolvimento das crianças, os livros ajudam na parte pedagógica, as brincadeiras auxiliam na coordenação motora e tem a parte da inclusão. Podemos perceber que todas as crianças estão inclusas no evento, brincando, dançando e participando, cada uma de sua forma singular", pontuou a docente.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis