verifica
Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Rio das Ostras

Rio das Ostras Jazz e Blues Festival traz, no feriadão, grandes artistas do mundo para se apresentar em cinco palcos

Com mais de 30 shows gratuitos, entre os dias 8 e 11 de junho, evento do Circuito Sesc Jazz & Blues incentiva ingresso solidário com um quilo de alimento

Bill Evans é a atração principal desta segunda edição do Circuito Sesc Jazz e Blues - Foto Cezar Fernandes
Bill Evans é a atração principal desta segunda edição do Circuito Sesc Jazz e Blues - Foto Cezar Fernandes

Artistas nacionais e internacionais considerados referência no mundo do jazz e blues, se apresentam, de graça, no maior evento do Brasil do gênero - e o maior da América Latina. O Rio das Ostras Jazz e Blues Festival, que acontece há 19 anos na cidade litorânea do estado do Rio de Janeiro e originou o Circuito Sesc Jazz & Blues, será realizado entre os dias 8 e 11 de junho, feriadão de Corpus Christi, com incentivo ao ingresso solidário, com um quilo de alimento para o projeto Mesa Brasil, do Sesc RJ. O saxofonista e trompetista multi-indicado ao Grammy, Bill Evans, a multi-instrumentista Vanessa Collier, indicada duas vezes ao Blues Music Awards, entre os cinco melhores saxofonistas, e o jovem pianista Matthew Whitaker, que já esteve com Stevie Wonder, sendo considerado sua "nova versão", estão entre os músicos que sobem aos cinco palcos do evento. Ao todo, são mais de 30 atrações totalmente gratuitas.

O Rio das Ostras Jazz e Blues terá seu primeiro show no dia 8 de junho, início do feriado. As apresentações começam às 14h15, no palco da Lagoa do Iriry. Depois, às 17h, no palco da Praia da Boca da Barra, e a partir das 20h e 20h30, no espaço de eventos (camping): Espaço Arthur Maia (Casa do Jazz) e palco Costazul, respectivamente.

No segundo dia de festival, até o domingo, dia 11, o público poderá assistir aos shows em mais um palco, o dos Novos Talentos, localizado na Concha Acústica da Praia do Centro de Rio das Ostras. O último show é no palco da Boca da Barra, com a Orquestra Voadora que, com sua alegria e irreverência, vai interpretar o jazz que vem encantando os maiores festivais do mundo.

Os horários de todas as apresentações do Rio das Ostras Jazz e Blues serão intercalados para que o público, estimado em 100 mil pessoas, possa desfrutar e curtir todos os espetáculos programados.

Entre os destaques das apresentações nacionais estão Joabe Reis Sexteto, no dia 10, reverenciando o jazz, altamente influenciado pelo hip-hop, neo soul, funk e o pop; a Banda JAMZ, dia 11, sábado, lançando seu novo trabalho que resgata suas raízes de R&B e soul music, ambos no palco Costazul, a partir das 20h30; e o gaitista brasileiro Jefferson Gonçalves Band, com participação especial do guitarrista Fernando Magalhães, do Barão Vermelho, que se apresentam também no mesmo horário, sendo que no primeiro dia, quinta, 8, quando também a atração principal do Festival, Bill Evans and Vansband se apresenta, na sequência. O saxofonista e trompetista promete explorar uma variedade de configurações musicais que vão muito além dos limites do jazz tradicional, incluindo hip-hop, fusion, reggae, funk brasileiro e slamming. Vale destacar que aos 22 anos, Evans foi escolhido por Miles Davis para desempenhar um papel fundamental na sua célebre banda de retorno, tornando-se "o braço direito" de Davis. Bill Evans faz uma segunda apresentação na sexta, às 17h, no palco da Boca da Barra.

A outra apresentação muito esperada é a da saxofonista americana Vanessa Collier, que a cada dia ganha mais admiradores por seu trabalho que mistura blues, funk, rock e soul. Com vocais emocionantes e composições espirituosas, Vanessa foi chamada de "incrível", por Buddy Guy. A musicista, que fará o último show da noite do Rio das Ostras Jazz e Blues, na sexta, dia 9, também vai subir ao palco da Lagoa do Iriry, no sábado, 10. Ela foi indicada para oito Blues Music Awards, dos quais ganhou três.

Pela primeira vez no Brasil, o jovem pianista Matthew Whitaker, que é cego desde o nascimento, tal como Steve Wonder, com quem já esteve, promete um verdadeiro espetáculo nos dias 9, no Palco Principal, e 10, às 17h, na Boca da Barra. Autodidata, começou a tocar o órgão Hammond B3, aos 9 anos. Quatro anos depois, ele se tornou o artista mais jovem a ser endossado por Hammond, em seus mais de 80 anos de história. Ele também foi nomeado Artista da Yamaha, aos 15 anos, tornando-se o músico mais jovem a se juntar ao grupo estelar de pianistas de jazz. Whitaker ganhou duas vezes o ASCAP Foundation Herb Alpert Young Jazz Composer Awards.

Outro destaque das mais de 30 atrações da 19ª edição é o americano, gênio da "Jazz Guitar", Stanley Jordan, que também é pianista de jazz/jazz fusion. Ele retorna a Rio das Ostras, onde já participou de outras edições do festival, interpretando clássicos da música brasileira, standards de jazz, releituras dos Beatles, Led Zeppelin e músicas próprias, com seu Trio composto com Dudu Lima, que faz o baixo acústico, elétrico de 4, 5 e 6 cordas e fretless. Jordan foi primeiro lugar no quadro de jazz da revista Billboard por 51 semanas e indicado duas vezes ao Grammy e Disco de Ouro, com a venda de 500 mil cópias.

No site www.riodasostrasjazzeblues.com e Instagram @rostrasjazzblues o público poderá conferir detalhes da programação e atrações.

Ingresso solidário - A entrada em todos os shows do Circuito Sesc Jazz e Blues é gratuita, mas quem puder acessar com o ingresso solidário, contribuirá para o Mesa Brasil, programa de combate à fome e ao desperdício, promovido pelo Sesc RJ. Nos locais das apresentações haverá uma tenda do programa, na qual serão aceitos alimentos não-perecíveis em geral, embora a equipe de nutrição do Mesa Brasil sugira como prioridade arroz, feijão, macarrão e leite em pó. Os donativos arrecadados serão revertidos a entidades socioassistenciais cadastradas, como creches, abrigos e asilos.

Criado em 2000, o Mesa Brasil Sesc RJ atua como uma ponte entre quem pode doar e quem precisa receber. Atualmente, o programa recebe alimentos não perecíveis e in natura de cerca de 200 parceiros e os reverte para mais de 1.300 instituições que, por sua vez, atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. Além disso, o Mesa Brasil orienta os cozinheiros dessas entidades a aproveitarem integralmente os alimentos, utilizando de forma criativa e saborosa partes que tradicionalmente são descartadas.

Mais música e sustentabilidade - Maior circuito musical do gênero no país, o 2º Circuito Sesc Jazz & Blues contribui para incentivar o turismo e aquecer a economia das cidades, fomentar a cultura no estado, gerar empregos, fortalecer os municípios participantes, suas comunidades, artistas e as cadeias produtivas locais. A programação é toda gratuita e reúne 11 atrações internacionais, 10 artistas nacionais, 18 artistas locais e 12 workshops. No site www.circuitosescjazzeblues.com.br estão disponíveis as informações completas sobre o evento realizado em seis cidades do estado do Rio de Janeiro, até julho.

Parceria - Stenio Mattos, diretor da Azul Produções e responsável pela produção do Festival, explica que o Circuito Sesc Jazz & Blues foi idealizado a partir da parceria de sucesso de dois anos entre o Sesc RJ e o Rio das Ostras Jazz e Blues. "O Circuito Sesc Jazz & Blues é uma iniciativa que reforça a vocação do estado do Rio de Janeiro em promover grandes eventos musicais. O diferencial é que toda a programação ocorre fora da capital fluminense. Teremos um total de 95 shows, ao longo dos próximos dois meses", ressalta.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis