verifica
Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Vacina da Gripe

Rio das Ostras segue ofertando vacina contra a gripe enquanto houver doses disponíveis

A vacina trivalente oferece proteção contras as principais cepas do vírus no País e é disponibilizada gratuitamente nas unidade de saúde

Foto: Celso Avila
Foto: Celso Avila
A 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza se encerrou na quarta-feira, 31 de maio. Em Rio das Ostras, a vacina contra a gripe continuará a ser ofertada em todas as unidades de saúde e no Polo de Vacinação, anexo à Secretaria de Turismo, na Extensão do Bosque, das 8h30 às 16h30, enquanto houver doses disponíveis.

O imunizante é disponibilizado gratuitamente, basta apresentar a identidade, CPF ou cartão do SUS.
No Município, a Campanha teve início em 11 de abril, inicialmente para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, que apresentam maior risco de agravamento da doença. Em 8 de maio, a vacinação foi aberta para toda a população a partir dos seis meses de idade. A orientação recebida pelo Ministério da Saúde tem como objetivo proteger a população.

A vacina ofertada no Sistema Único de Saúde – SUS são trivalentes, ou seja, oferecem proteção contra as principais cepas do vírus em circulação pelo País. As doses, produzidas pelo Instituto Butantan, são seguras e eficazes. O imunizante previne casos graves de gripe, internações, inclusive em CTI e até óbitos.

É importante também destacar que a vacina pode ser aplicada na mesma ocasião de outros imunizantes, inclusive junto da vacina contra a Covid-19.

A coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Natália Lopes, lembra que as pessoas que fazem parte dos grupos eleitos e que ainda não se imunizaram devem comparecer, o quanto antes, a uma unidade de saúde.

"Ao se vacinar contra a gripe, a pessoa contribui para que a defesa do seu corpo esteja pronta para possíveis contatos com o antígeno causador da doença. A vacinação é uma forma de resguardar a própria saúde, por meio da prevenção", explicou.

Ela também afirma que, com a chegada de temperaturas mais baixas, aumenta a incidência de doenças respiratórias.

"O vírus da Influenza é transmitido por meio de gotículas e, com a chegada de temperaturas mais baixas, maior concentração de pessoas em ambientes fechados, os casos tendem a aumentar. A vacinação é um ato de amor", destacou Natália.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis