verifica
Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Micro e Pequena Indústria

Sudeste é a única região que fecha com saldo positivo de vagas nas micro e pequenas indústrias e acima da média nacional

Apesar do cenário, pesquisa SIMPI/Datafolha mostra que 41% acreditam que o desemprego aumentará entre abril e junho de 2023

Foto: Divulgação / SIMPI
Foto: Divulgação / SIMPI

A pesquisa "Indicador Nacional de Atividade da Micro e Pequena Indústria", realizada bimestralmente pelo SIMPI/Datafolha, mostra o Sudeste foi a única região que ficou com saldo positivo de vagas nas micro e pequenas indústrias, entre fevereiro e março deste ano. Em uma escala de 0 a 200 pontos, o Sudeste ficou em 101, ficando acima da média do país, que fechou em 99 pontos. Por ter sido a única com este saldo positivo, consequentemente foi a que menos fechou vagas também (11%).

No entanto, quando perguntado sobre a expectativa do desemprego para os próximos três meses, 41% avaliam que mais pessoas ficarão sem trabalho.

"Isso demonstra a necessidade de políticas públicas para a solução deste problema na macroeconomia", explica Joseph Couri, presidente do Sindicato da Micro e Pequena Indústria (SIMPI).

Hoje, 47% de toda micro e pequena indústria do país está instalada na região sudeste e, de modo geral, apresenta índices satisfatórios no que se refere à expectativa econômica do Estado de atuação: 43% acreditam que irá melhorar e somente para 12% irá piorar.

Mesmo assim, algumas instabilidades apresentaram-se, como os prejuízos causados à empresa decorrentes da alta taxa de juros.

Prejuízos financeiros

Em comparação com às demais regiões, o Sudeste foi o mais prejudicado no que se refere ao custo mais alto de cheque especial ou cartão de crédito para capital de giro. Na própria pesquisa, 48% das empresas da região avaliaram que o "capital de giro não foi o suficiente ou foi pouco suficiente", acompanhando a média do Brasil, que ficou em 50%.

"As empresas de uma forma geral estão passando dificuldades. As micro e pequenas são as que mais sofrem em manter as atividades. No entanto, observa-se que os esforços dão esperança para a retomada do mercado interno", encerra Couri.

Sobre a pesquisa

Realizado pelo Datafolha, a pedido do Simpi, o Indicador de Atividade da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo, traz um panorama geral da categoria. A coleta de dados ocorreu entre os dias 08 e 24 março de 2023, foram realizadas 712 entrevistas. Para consultar outros dados da 6ª edição da Pesquisa Nacional do SIMPI, por favor, entre em contato com a equipe de Assessoria de Imprensa.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis