Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Rio Grande do Sul

Cheia do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de mais inundação

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul (RS) emitiu alerta na noite desse sábado (4) colocando em aviso de inundação parte da cidade de Porto Alegre devido à cheia história do Lago Guaíba, que subiu mais de cinco metros ontem, maior nível já registrado.


Foto: Divulgação

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta na noite de sábado (4), colocando em estado de aviso de inundação partes de Porto Alegre devido à cheia histórica do Lago Guaíba, que subiu mais de cinco metros, o maior nível já registrado. O mapa divulgado considera áreas com risco de inundação. "A área em vermelho indica prováveis zonas de risco devido à elevação atual do Guaíba. Nem todas as áreas marcadas serão afetadas igualmente. A altura do terreno deve ser considerada. Regiões mais elevadas não serão tão impactadas quanto as mais baixas. Moradores de áreas baixas devem procurar refúgio em locais seguros, distantes da zona vermelha do mapa", informou a Defesa Civil.

A Defesa Civil oferece uma página na internet para que a população verifique se está em área de risco e aconselha: "Não aguarde a chegada da água, saia de casa antecipadamente e dirija-se a um local seguro. Proteja-se você e sua família".

O número de mortos pelas intensas chuvas no Rio Grande do Sul chegou a 66, conforme o último boletim da Defesa Civil, divulgado às 09h de domingo (5). Outras seis mortes estão sob investigação e 155 pessoas ficaram feridas. Existem ainda 101 desaparecidos.

Este número de mortes ultrapassa a última tragédia ambiental do estado em setembro de 2023, quando 54 pessoas morreram. As autoridades declararam este como o pior desastre climático na história do estado.

As chuvas forçaram 95,7 mil pessoas a deixarem suas casas, incluindo 80,5 mil desalojados e 15,1 mil desabrigados. No total, as inundações afetaram 707,1 mil pessoas no estado. Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, 332 sofreram com as tempestades, o que corresponde a 66% do total.

O governo estadual está solicitando doações. Atualmente, os itens mais necessários são colchões, roupas de cama, roupas de banho e cobertores.

Chuvas Rio Grande Do Sul Guaíba Geral

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!