De 30 de outubro a 1º de novembro, o universo da literatura, cultura e entretenimento tomará conta de Armação dos Búzios, o lindo balneário da Região dos Lagos, com a 4ª temporada do Festival Literário Energia para Ler. Em 2024, o evento já reuniu mais de 35 mil pessoas nas oito cidades por onde passou, e agora promete agitar a cidade com uma programação repleta de atrações culturais.
O evento acontecerá na praça do INEF, um local tradicional para eventos esportivos e culturais, e contará com uma programação diversificada. Serão três dias de atividades, incluindo teatro, dança, performances culturais, saraus e um café literário com a presença de artistas locais e nacionais, como o ator Ricky Tavares.
"O festival em Búzios será um marco cultural. Estamos unindo o Energia para Ler à Feira Literária local, valorizando autores e artistas da região. Também vamos premiar os alunos da rede municipal que se destacaram em um concurso de economia criativa, promovendo o talento local", destaca o produtor Flávio Valadares.
Com 10 horas diárias de atividades, das 8h às 18h, o festival será abrilhantado por apresentações dos alunos da rede municipal com o tema "Nossa história, nossas raízes", celebrando a cultura e o turismo da região. Espetáculos infantis como "O Mundo Bita", "Pinóquio" e "O Circo Chegou" prometem encantar a criançada, enquanto atividades de dança e brincadeiras comandadas pela Tia Letícia Prado garantirão a diversão.
"Muitas crianças não têm acesso a espetáculos culturais. Nosso objetivo é encantar esses pequenos e despertar o interesse pela arte, promovendo momentos de alegria e resgatando o lúdico", explica Letícia Prado.
O segundo dia contará com o concurso "Soletra Búzios" e o Simpósio de Educação e Cultura, que reunirá professores e educadores para debater o impacto da cultura na educação. No dia 1º de novembro, o ator Ricky Tavares participará de um bate-papo sobre a importância da arte para os jovens, e haverá apresentações de dança da Cia Odília Cuiabano e das mulheres jongueiras de Búzios.
Além da vasta programação, o festival oferecerá espaços como a biblioteca "Eu Amo Ler", com mais de 5 mil títulos, a "Bebeteca" para crianças menores de 3 anos, e uma área gourmet com gastronomia local.
"A diversidade de atividades e espaços para todas as idades é o que torna o festival ainda mais especial. Já distribuímos mais de 24 mil kits literários para alunos e professores das escolas públicas, e queremos continuar promovendo a leitura e a cultura", afirma Rodrigo Lobo, um dos produtores.
O Energia para Ler é uma realização da Motivos Produções, com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e da Enel. Em 2024, o festival já passou por cidades como Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Saquarema e terminará a temporada em Silva Jardim, de 6 a 8 de novembro. A programação completa está disponível no site
www.energiaparaler.com.br.