O sistema de monitoramento da Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Macaé, ainda em fase inicial, já comprova sua eficiência em promover a segurança pública e analisar incidentes de trânsito. Na última sexta-feira, as câmeras foram essenciais para que as polícias Militar e Civil localizassem um veículo e prendessem os suspeitos de um sequestro relâmpago na cidade.
O sistema possui aproximadamente 180 câmeras instaladas em várias vias de Macaé, incluindo equipamentos de fiscalização eletrônica e semáforos. Utiliza também tecnologia OCR para leitura automática de placas, representando uma parte do projeto do Centro Integrado em Mobilidade e Apoio ao Cidadão (Cimac), que visa expandir para mais de 800 câmeras no município.
"O monitoramento tem contribuído significativamente para a segurança pública, auxiliando na solução de crimes e prevenção de incidentes de trânsito. A Polícia Militar nos acionou para ajudar na localização do veículo envolvido no sequestro de sexta-feira. Com imagens de pontos estratégicos, apoiamos as forças policiais na resolução do crime", ressaltou Jayme Muniz, Secretário de Mobilidade Urbana.