Moradores do Norte Fluminense e de cidades da Região dos Lagos receberam uma ótima notícia nesta semana: o Hospital Macaé D'Or abriu as portas. Com a nova unidade, a população desses municípios passa a ter à disposição um hospital moderno, que reúne tecnologia de ponta com um corpo clínico altamente qualificado. Fruto de um investimento de R$ 300 milhões, a unidade é a primeira na região a contar com um heliponto, o que traz mais agilidade ao atendimento em casos de urgência nas plataformas de petróleo. Antes os hospitais com helipontos mais próximos eram em Niterói e no Rio de Janeiro.
Construído em uma área de mais de 20 mil metros quadrados, o hospital apresenta 10 salas de cirurgia e 143 leitos, mas inicialmente vai operar com 80 leitos, sendo os demais ativados de forma gradativa. O Macaé D"Or tem capacidade para realizar de 8 mil a 10 mil atendimentos mensais na emergência, 10 mil cirurgias por ano e 8 mil exames por mês. Entre os equipamentos de última geração, estão ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética.
A unidade também está equipada com um dos mais modernos equipamentos de hemodinâmica e é a única na cidade a realizar radiologia intervencionista, que são procedimentos minimamente invasivos feitos com auxílio de exames de imagem. Conta ainda com um andar dedicado exclusivamente a Maternidade Perinatal, com uma estrutura que contempla 10 leitos de UTI Neonatal e 2 salas com banheira para a realização dos partos humanizados.
O Macaé D'Or é o primeiro hospital no estado do Rio da Atlântica D"Or – parceria entre a Rede D"Or e a Atlântica Hospitais e Participações, empresa controlada pela Bradseg Participações e parte do Grupo Bradesco Seguros. Quando alcançar a sua plena capacidade, a unidade deve gerar mais de 1,5 mil empregos diretos e 3 mil indiretos.