PL no Rio enfrenta disputas internas com duas vagas em jogo; reeleição de Flávio Bolsonaro é prioridade
O líder do PL na Câmara dos Deputados, Altineu Côrtes, do Rio de Janeiro, vem se movimentando nas últimas semanas para obter o endosso do ex-presidente Jair Bolsonaro para sua candidatura ao Senado pelo Rio de Janeiro nas eleições de 2026. Com cada estado disputando duas vagas no Senado, a competição interna no partido se acirra. A informação é de Igor Gadelha/Metrópoles.
Os atuais senadores pelo Rio, Flávio Bolsonaro e Carlos Portinho, ambos do PL, terão que buscar a renovação de seus mandatos. A reeleição de Flávio é considerada praticamente certa, mas o futuro de Portinho permanece incerto. Segundo fontes próximas ao ex-presidente, o apoio a Portinho ainda não é uma garantia, o que deixa espaço para novas negociações políticas.
Altineu continua à espera de uma posição de Bolsonaro
Embora tenha procurado o apoio de Bolsonaro, Altineu ainda não obteve uma confirmação clara do ex-presidente. O deputado espera progredir nas discussões nesta sexta-feira (29), em um almoço com líderes do estado que acontecerá em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio.
A ação de Altineu destaca uma disputa interna no PL para escolher os candidatos que o partido apoiará para as duas vagas em 2026. "A decisão final será baseada no equilíbrio de poder e no suporte de Bolsonaro, personagem central no partido", afirmou um aliado envolvido nas negociações.
Atualmente, a prioridade parece ser a reeleição de Flávio Bolsonaro, que já tem o apoio do ex-presidente e exerce grande influência política no estado.