Cidades Rio das Ostras

Operação da Enel Rio remove 'gato' de energia em Distribuidora de Bebidas e Rede de Farmácias em Rio das Ostras

Furtar energia é crime com pena prevista de um a quatro anos de reclusão. O furto de energia afeta a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e coloca em risco a população.

Por Redação

14/03/2025 às 16:18:03 - Atualizado há
Foto: Divulgação / Enel

Durante operações de combate às irregularidades no consumo de energia realizadas nesta terça-feira (11) e quarta-feira (12), em Rio das Ostras, a Enel removeu ligações diretas na rede de quatro estabelecimentos comerciais.

Na primeira inspeção, os técnicos da Enel, acompanhados dos policiais civis, constataram a irregularidade em uma distribuidora de bebidas e bar. Já a segunda ação, foi deflagrada em uma Rede de Farmácia conhecida na cidade. As três unidades da mesma rede estavam com as ligações adulteradas e apresentavam o fornecimento de energia fraudulento.

Os casos terminaram em registros de ocorrências na 128ª DP. O responsável pela distribuidora de bebidas e o casal, proprietário das farmácias, foram conduzidos para a delegacia, presos em flagrante pelo crime de furto de energia, com direito ao pagamento de fiança. As ligações irregulares foram removidas dos locais pelos técnicos da distribuidora.

Além das equipes técnicas da Enel Rio e dos policiais civis, a operação em Rio das Ostras contou, ainda, com a colaboração dos peritos do Instituto Criminalística Carlos Éboli (ICCE).

Furtar energia é crime com pena prevista de um a quatro anos de reclusão. Quem faz "gato" de energia também está sujeito a pagar os valores de consumo correspondentes ao período em que ocorreu a irregularidade. Além disso, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e coloca em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica.

As ligações irregulares podem causar ainda curtos-circuitos e sobrecargas na rede, bem como ocasionar interrupções no fornecimento de energia. A estimativa da empresa é que, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Debate 24h

© 2025 O Debate 24h - Todos os direitos reservados.
Rio das Ostras - Portal de Notícias - (22) 99808-1370

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Debate 24h