Rio das Ostras se prepara para receber aproximadamente 20 mil visitantes durante o feriadão prolongado, que começa nesta sexta-feira (18), com a celebração da Sexta-feira Santa, e se estende até quarta-feira (23), Dia de São Jorge. Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a movimentação turística deve gerar um impacto de cerca de R$ 12 milhões na economia local. A rede hoteleira projeta uma taxa de ocupação de 80% no período.
O aumento no fluxo de turistas é impulsionado pela sequência de datas comemorativas: o feriado de Tiradentes, na segunda-feira (21), e o Dia de São Jorge, na quarta-feira (23), ambos celebrados em âmbito nacional e estadual, respectivamente. A movimentação deve se intensificar a partir de quinta-feira (17), com pico previsto entre sábado (19) e domingo (20). Para garantir a segurança dos visitantes e moradores, a Secretaria de Segurança Pública reforçará o patrulhamento nas principais vias de acesso ao município.
A expectativa do setor turístico é ainda maior com o início do Ostrascycle, o Encontro Internacional de Motociclistas de Rio das Ostras, que começa na quarta-feira (23). Realizado no bairro Costazul, o evento é considerado um dos maiores do gênero na América Latina durante a baixa temporada.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Peleteiro, a cidade tem investido em infraestrutura e ações de divulgação para atrair visitantes durante todo o ano. "A realização do Ostrascycle neste período é estratégica. O evento movimenta diversos setores da economia e reforça a posição de Rio das Ostras como destino turístico em todas as estações", destacou.
A programação completa do Ostrascycle estará disponível no site oficial da Prefeitura de Rio das Ostras. O evento segue até domingo (27) e tem entrada gratuita.