Trabalho permanente beneficia localidades da zona sul da Cidade
A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), segue com as ações de limpeza e manutenção das Bacias de Detenção – os chamados "piscinões" – localizadas na região de Cidade Praiana. Iniciadas em março, as intervenções já apresentam resultados positivos, com significativa redução dos pontos de alagamento nos recentes episódios de chuvas intensas.
Nesta terça-feira, 15 de abril, foi iniciada a limpeza da segunda bacia, localizada na Rua Goiás. A ação faz parte da parceria com o Programa Limpa Rio, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A primeira bacia a receber os trabalhos foi a situada na Rua Pacífico Jardim. Os serviços foram acompanhados de perto pelo presidente do SAAE, Maycon Prata.
De acordo com o órgão, as intervenções incluem a retirada de vegetação, areia e sedimentos acumulados ao longo dos anos, que comprometem em até 70% a capacidade de retenção das águas. Todo o material extraído está sendo levado para um espaço autorizado pelo Inea, onde passa por processo de desidratação e, posteriormente, é encaminhado para o aterro sanitário.
A falta de manutenção adequada ao longo dos anos contribuiu para o agravamento dos alagamentos em localidades como Cidade Praiana e Cidade Beira Mar. Atendendo à determinação do prefeito Carlos Augusto, o Município também deu início ao processo de licitação para aquisição de novas bombas que vão permitir o pleno funcionamento das bacias. Além disso, equipes do SAAE realizam a avaliação de componentes eletrônicos e estruturais que poderão ser recuperados para garantir o funcionamento eficiente dos sistemas de drenagem.
As ações integram um esforço contínuo da administração municipal para minimizar os impactos das chuvas e melhorar a qualidade de vida dos moradores das regiões mais afetadas por alagamentos.