Portal de NotĂ­cias AdministrĂĄvel desenvolvido por Hotfix

Jovens

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Incentivar os jovens a votar como forma de fortalecer a democracia é o objetivo da campanha idealizada por sete organizações da sociedade civil.


Foto: Agência Brasil - EBC

Incentivar os jovens a votar como forma de fortalecer a democracia é o objetivo da campanha idealizada por sete organizações da sociedade civil. Para chamar a atenção para o tema, foi levado para a Avenida Paulista, região central da capital, neste domingo (21), um tĂ­tulo de eleitor em tamanho gigante. A réplica do documento é um lembrete de que o prazo para pedir o tĂ­tulo e ficar apto para votar nas eleições de 2024 é o dia 8 de maio.

Homenagem

Os dados do documento gigante são de Edson LuĂ­s, estudante assassinado por agentes da ditadura militar em 1968 quando tinha 18 anos de idade. "O Edson não era necessariamente um jovem polĂ­tico, ele não estava brigando por polĂ­tica, por algum partido especĂ­fico, por uma pauta especĂ­fica, ele estava brigando por comida, melhorias no bandejão, e ele foi assassinado num confronto com a polĂ­cia, numa repressão a essa manifestação que estavam fazendo", detalha o sociólogo e coordenador da campanha, Hércules Laino.

O estudante não tinha tĂ­tulo de eleitor. As eleições diretas para presidente só seriam retomadas em 1989, após grandes mobilizações populares. "Fazer esse tĂ­tulo para ele é simbólico. É um ensejo para a gente poder voltar nessa discussão sobre a importância de ter o nosso tĂ­tulo, a importância da gente votar, de fortalecer a democracia, porque ela é frĂĄgil", explica Laino a respeito da escolha do nome de Edson para a homenagem.

Democracia frĂĄgil

Essa é uma discussão importante de se fazer, segundo o sociólogo, com a juventude de hoje, que não viveu a repressão da ditadura, especialmente com os ataques feitos às democracias pela extrema direita em todo o mundo. "A gente traz um pouco de toda essa história juntos, todas essas questões sobre a fragilidade da democracia, ainda mais num contexto atual, não só brasileiro, mas na América Latina e mundial com alguns governantes um pouco mais conservadores, que tĂȘm tendĂȘncia a flertar com o autoritarismo", diz.

Nos próximos dias, o tĂ­tulo de Edson LuĂ­s deve percorrer outros pontos da capital paulista que reĂșnem jovens. "A gente conversa com os jovens para incentivar a votar, explicar como é esse processo para tirar o tĂ­tulo, sobre a obrigatoriedade da biometria. Também conversamos com alguns adultos - pais, tios - para eles conversarem com filhos e sobrinhos sobre a importância disso", acrescenta.

A campanha é promovida pelas seguintes organizações: Instituto Lamparina, labExperimental, Girl Up, Quid, Avaaz, Em Movimento e Politize.

Como tirar o tĂ­tulo

De acordo com os organizadores, a partir dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e EstatĂ­stica, estão aptos a votar 5,7 milhões de jovens, de 16 a 18 anos.

Para tirar o tĂ­tulo pela primeira vez é necessĂĄrio buscar um Cartório Eleitoral no mesmo estado em que mora, com documento oficial com foto e comprovante de residĂȘncia. Pessoas do gĂȘnero masculino que completem 19 anos de idade neste ano devem apresentar ainda o comprovante de quitação militar.

Campanha Jovens Voto São Paulo Título De Eleitor Política

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!