verifica
Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Casimiro de Abreu

1º Festival de Vela em Barra de São João

Em Casimiro de Abreu neste próximo fim de semana nos dias 23 e 24

Foto: Ilustrativa / Reprodução
Foto: Ilustrativa / Reprodução

Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu, vai sediar neste final de semana o 1º Festival de Vela, realizado em parceria entre a Prefeitura de Casimiro de Abreu, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, e Confederação Brasileira de Vela (CBVela).

Tanto no sábado (23) quanto no domingo (24), as regatas têm previsão de início para as 12h e término às 16h com a entrega dos prêmios. A sede do Festival de Vela será na Beira Rio, em frente à Biblioteca Municipal Carlos Drummond de Andrade, e as áreas de regatas serão no Rio São João.

Estão convidadas as classes Laser (ILCA 4, ILCA 6 E ILCA7), Snipe, Optimist, Dingue, Europa, Holder, Hobie Cat 14, Hobie Cat 16, Multicasco e Bico de Proa.

A previsão é receber cerca de 70 veleiros e pelo menos 100 atletas de todo o Estado do Rio de Janeiro. A inscrição para competir no evento pode ser feita pela internet (clique aqui). Os inscritos deverão entregar, no local do evento, um quilo de alimento não perecível.

"Queremos fazer de Barra de São João uma referência no turismo náutico e nas competições náuticas com foco na vela. O rio São João é perfeito para a atividade náutica, tudo colabora, assim como a sua beleza natural. Além disso, o evento vai alavancar o turismo em nossa cidade e aquecer a economia local", disse Cosme Batista, secretário de Esporte e Lazer.

Escolinha de Vela do Rio São João

A Escolinha de Vela do Rio São João (EVRSJ), fundada em março de 2016, oferece aulas teóricas e práticas de vela, além de reparos e manutenção de suas embarcações, visando a inserção da cultura náutica e o desenvolvimento do esporte na região. Por meio dos treinos para regatas, a iniciativa estimula a disciplina, o trabalho em equipe, a proteção do meio ambiente, a diminuição de ociosidade e a educação geral de seus alunos.

A EVRSJ é um projeto social sem fins lucrativos mantido por doações e pelo trabalho gratuito de seus integrantes e instrutores. Atualmente, cerca de 50 alunos participam da iniciativa, sendo boa parte deles vindos de famílias com baixa renda e que vivem em áreas de situação de risco. As aulas ocorrem todos os sábados, de 9h às 12h.

"Os alunos da EVRSJ têm grande potencial competitivo e, mesmo com a precariedade da maioria das embarcações, apresentam resultados expressivos nas regatas que participam, provando que todo esforço e dedicação valem a pena", disse Dayane Marçal, secretária da Escolinha de Vela do Rio São João, lembrando ainda da importância da chegada do Festival de Vela à região.

"Um evento dessa magnitude torna muito mais palpável o sonho desses pequenos atletas, os estimula a se dedicarem e se aprimorarem cada vez mais na vela, além de atrair mais atenção para a cultura náutica no nosso Rio São João" , destacou Dayane.

Fonte: G1

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis