verifica
Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Campeonato de Tiro Esportivo

1ª Etapa do Campeonato Nacional .22LR, promovido pela CBC, bate recorde absoluto de inscrições em competição de tiro esportivo no Brasil

Imagem: Divulgação / Google
Imagem: Divulgação / Google

A 1ª Etapa do Campeonato Nacional .22LR, promovido pela Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), líder mundial em munições e tradicional fabricante de armas longas, superou as altas expectativas e bateu recorde absoluto de inscritos em uma competição brasileira de tiro esportivo.

O evento, voltado a todos os tipos de atiradores esportivos de diferentes níveis e com expressiva premiação, aconteceu de 11 a 14 de maio de 2023 em 435 clubes de tiro em todo o território nacional e contou, ao todo, com 15.946 inscrições, sendo 12.767 atletas.

As regiões Sul e Sudeste foram as que contaram com o maior número de clubes participantes, representando 74% do total (37% cada), seguidas pelo Centro Oeste com 10%, Nordeste com 9% e Norte com 7%.

"A prática do tiro esportivo é uma tradição no Sul do Brasil. O Rio Grande do Sul, onde localiza-se nosso clube de tiro (na cidade de Alegrete), foi um dos primeiros estados brasileiros a sediar associações voltadas ao tiro ao alvo e, desde então, contamos com uma grande representatividade em competições esportivas. A 1ª etapa do Campeonato Nacional .22LR CBC foi um sucesso, reunindo praticantes e novos atiradores, e principalmente movimentando os clubes de tiro com uma prova inclusiva, com custo acessível, simples para quem sedia e para os competidores", afirma Lucas Nunes, proprietário da Parceria Armas, loja e clube de tiro Platinum Partner do Programa de Relacionamento com o Lojista (PRLO) da CBC.

?

A competição busca a inclusão social por meio do esporte, contando também na sua 1ª etapa com a participação de diversos paratletas.

"O Campeonato Nacional .22LR CBC é para todos, com regras e oportunidades iguais, sendo uma competição democrática. Esta primeira etapa e o recorde absoluto de participantes já demonstram que estamos no caminho certo, de união pelo esporte", observa Paulo Ricardo Gomes, Diretor Comercial & Marketing CBC.


"A iniciativa visa valorizar e incentivar o tiro desportivo, desenvolvendo e aprimorando talentos, por meio de oportunidade de participação em competição nacional, contribuindo para a economia do país, movimentando e fortalecendo centenas de clubes de tiro e lojas do segmento. Essas são algumas das nossas contribuições, como maior fabricante do setor, e estamos muito felizes em concretizar mais essa importante ação", diz Fabio Mazzaro, CEO da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC).

PRÓXIMA ETAPA

A 2ª etapa do Campeonato Nacional .22LR CBC acontecerá de 14 a 16 de julho de 2023. E a 3ª etapa (final e obrigatória) está prevista para ser realizada no dia 13, 14 e 15 de outubro de 2023.

Por ser um campeonato inclusivo, voltado ao público iniciante e praticante, os atletas competem com equipamentos em igualdade de condição, não sendo permitido o uso de armas olímpicas ou adaptadas, assim como qualquer tipo de miras auxiliares, lunetas, red dots, apontadores laser e similares.

Durante as três etapas da competição, todos os participantes desfrutarão da experiência de competir exclusivamente com armas da marca CBC, semiautomáticas ou de repetição, com mira aberta, e munições CBC no calibre .22 LR, comprovando o excelente desempenho, alto padrão de qualidade e segurança da linha TARGET.

O baixo estampido e recuo da munição .22 LR, além do custo-benefício, são algumas das razões que contribuem para que este calibre seja o mais vendido em todo o mundo e a melhor opção para iniciantes no tiro. Utilizado em diversas competições esportivas de tiro, incluindo modalidades olímpicas, é também mundialmente utilizado nas sessões de tiro conhecidas como Plinking (tiro em latinhas).

Os clubes inscritos no Campeonato Nacional .22LR CBC obtiveram condição especial na compra da munição CBC .22LR TARGET, dentro do Pro Training CBC, maior programa de treinamento e incentivo ao esporte do tiro do país. Os cartuchos para a competição são disponibilizados pelos clubes sem custos adicionais aos atletas, considerando que este valor já está incluso na inscrição.

Cada competidor realizará 20 disparos por etapa (2 séries de 10 tiros) à uma distância do alvo de 10 metros. De acordo com a pontuação, serão definidas três classes: SENIOR "A" – 201 a 220 pontos; SENIOR "B" – 181 a 200 pontos; e SENIOR "C" – 161 a 180 pontos. Não há distinção de categoria em masculino e feminino, nem classe Juniors.

PREMIAÇÕES

O Campeonato Nacional .22LR conta com expressiva premiação. Ao final de todas as etapas, o atleta que conquistar no ranking o 1º lugar na classe SENIOR "A" será premiado pela CBC com uma viagem, com direito a um acompanhante, para a IWA & Outdoor Classics (edição de 2024), maior feira de armas e munições da Europa, na cidade de Nuremberg, na Alemanha.

Já o primeiro colocado na classe SENIOR "B" será contemplado com uma viagem, com um acompanhante, para a Shot Fair Brasil, feira de armas, munições e equipamentos voltada a quem é apaixonado pelo segmento, em Joinville, Santa Catarina.

E o competidor que conquistar o 1º lugar na classe SENIOR "C" ganhará viagem, com um acompanhante, para um tour exclusivo na fábrica da CBC em Ribeirão Pires, no estado de São Paulo, e para a unidade fabril da Taurus em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

A CBC também premiará com medalhas os atletas do 1º ao 5º lugar de cada etapa, e com troféus do 1º ao 5º lugar de cada classe. Além disso, serão realizados cinco sorteio nos quais os participantes de todas as etapas concorrerão aos seguintes prêmios: um rifle CBC Delta .22LR (no 1º sorteio), um rifle CBC Tactical .22LR (no 2º sorteio), e mil cartuchos CBC .22 LR TARGET (no 3º, 4º e 5º sorteio).

O clube com mais inscritos em todas as etapas – por região do Brasil – também será contemplado com 5 mil cartuchos CBC .22LR.

Os atiradores esportivos vencedores deverão apresentar a documentação necessária, conforme legislação vigente, para ter direito aos prêmios (armas e munições).

Para mais informações sobre o campeonato, acesse o site www.nacionalcbc22.com.br

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis