Cármen Lúcia assume como vice e Nunes Marques como efetivo no TSE

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), assumiu hoje (25) como vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Por Ricardo Marcogé em 25/05/2023 às 13:50:10

A ministra C├írmen L├║cia, do Supremo Tribunal Federal (STF), assumiu hoje (25) como vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ela foi eleita em votação simbólica. Na mesma solenidade, o ministro K├íssio Nunes Marques tomou posse como ministro efetivo da Corte Eleitoral.

É costume que os tr├¬s ministros efetivos que são provenientes do Supremo se revezem na presid├¬ncia e vice-presid├¬ncia do TSE, de acordo com o tempo de atuação de cada um na Corte Eleitoral. Dessa vez coube a C├írmen L├║cia a incumb├¬ncia de ser vice.

Ela deverá assumir o comando do TSE em junho, quando o atual presidente, Alexandre de Moraes, completa seu segundo biênio na Corte Eleitoral e deixa, automaticamente, de compor o colegiado.

Marques, por sua vez, j├í atuava como ministro substituto desde agosto de 2021, e foi eleito, também simbolicamente, na semana passada como membro efetivo. Ele agora toma posse como titular na vaga deixada pela aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski.

Também nesta quinta-feira (25), o advogado André Ramos Tavares atuou pela primeira vez como ministro substituto do TSE. Ele participou da sessão plen├íria horas depois de sua nomeação ter sido publicada no Di├írio Oficial da União (DOU), na vaga de jurista.

O advogado Floriano de Azevedo Marques também foi nomeado no DOU desta quinta (25) como ministro substituto do TSE, embora ele não tenha participado da sessão plen├íria.

Comunicar erro
Publicidade Legal

Comentários

Shopee