verifica
Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Região dos Lagos

Nova variante e baixa adesão à vacina da Covid-19 preocupam cidades do Rio

Transmissão local da nova variante EG.

Foto: Reprodução internet
Foto: Reprodução internet
Transmissão local da nova variante EG.5 foi confirmada na semana passada na cidade do Rio. A confirmação da circulação da nova variante no estado do Rio de Janeiro, a EG.5, também chamada de Éris, preocupa as secretarias de saúde dos municípios do interior fluminense. É que a adesão à vacina bivalente, que protege contra o vírus, está muito baixa.

Segundo informações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a EG.5 é uma subvariante da Ômicron, que foi identificada pela primeira vez em fevereiro de 2023.

Desde então, o número de casos relacionados a essa nova variante aumentou. Mas de acordo com a OMS, até o momento, a subvariante EG.5 não demonstrou maior gravidade ou riscos significativos.

A transmissão local na cidade do Rio de Janeiro foi identificada em um paciente de 46 anos que havia se vacinado, mas não tinha tomado a bivalente, e que apresentou sintomas leves. O primeiro caso no Brasil da Éris foi confirmado no último dia 18, em São Paulo, em uma paulistana de 71 anos. Seus sintomas tiveram início em 30 de julho, e ela recebeu tratamento em uma unidade hospitalar privada, sendo liberada no dia seguinte. Ela estava com o esquema vacinal completo.

De acordo com Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), no estado do Rio, a cobertura vacinal para a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 é de 84,1%; para a 2ª dose, 79, 2%; para 1ª dose de reforço, 69, 7%; e para 2ª dose de reforço, 28, 2%.

Cobertura vacinal nas cidades do RJ

Em Cabo Frio, na Região dos Lagos, a Secretaria Municipal de Saúde informou, nesta quarta-feira (31), que até o dia 21 de agosto de 2023 foram aplicadas no município 23.188 doses da vacina bivalente, totalizando 38,11% do público alvo, que é estimado em 60.838 pessoas. No município, a vacinação contra a Covid-19 acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, em todas as unidades de saúde.

Em Maricá, na Região Metropolitana, até o momento 27.545 pessoas receberam o reforço bivalente contra a Covid-19, aproximadamente 23% do público-alvo. A Secretaria de Saúde informou que vem realizando busca ativa contínua aos não vacinados durante visita às residências, com o apoio das equipes que atuam nas Unidades de Saúde da Família. Uma campanha de estímulo à vacinação também será lançada nas redes sociais para reforçar a importância da atualização da dose bivalente.

Em Campos, no Norte do Estado, até o dia 29 de agosto foram aplicadas 47.950 doses da vacina bivalente contra a Covid-19. Além das pessoas acima de 18 anos, também estão sendo vacinadas as pessoas com comorbidades e imunocomprometidas, com deficiência permanente, indígenas, ribeirinhos e quilombolas todos a partir de 12 anos. As gestantes e puérperas de até 45 dias após o parto e trabalhadores da saúde, incluindo estudantes da área que estão em atuação, também podem receber o imunizante.

Já em Teresópolis, na Região Serrana, foram aplicadas 17.483 doses da bivalente. A dose de reforço bivalente estará disponível para aplicação de 8h às 15h para todos o público das 5 fases da campanha. São eles: pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos; idosos acima de 60 anos; gestantes e puérperas; trabalhadores de saúde e pessoas com deficiência permanente. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a dose de reforço será aplicada somente após apresentação do comprovante de vacinação.
Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis