verifica
Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Mundo

Trajeto de um dia e trem que não passa de 60 km/h: a viagem de Kim Jong-un para a Rússia

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Longas jornadas de trem são tradição de família: avô do líder da Coreia do Norte foi à Europa a bordo de comboio. O líder norte-coreano Kim Jong-un acena do trem ao partir de Pyongyang, Coreia do Norte, para visitar a Rússia, 10 de setembro de 2023.

No domingo (10), o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, partiu rumo ao leste da Rússia, onde se encontra com o presidente Vladimir Putin nos próximos dias. Segundo a Reuters, autoridades norte-americanas dizem que as discussões provavelmente incluirão um possível acordo para os norte-coreanos fornecerem armas aos russos.

Kim foi acompanhado de funcionários do alto escalão do governo, incluindo militares, afirmou a agência norte-coreana de notícias.

"A presença de Jo Chun Ryong [diretor do Departamento da Indústria de Munições] indica que a Coreia do Norte e a Rússia concluirão algum tipo de acordo para compras de munições", disse Michael Madden, especialista em liderança da Coreia do Norte no Stimson Center, à Reuters.

O que chama atenção na viagem, no entanto, é o meio de transporte escolhido pelo norte-coreano: um trem blindado e luxuoso.

Durante a madrugada desta terça-feira (12), Kim atravessou a fronteira entre a Coreia do Norte e a Rússia, parando na estação de Khasan. E a viagem, que dura mais de um dia, ainda não havia terminado.

O encontro entre Putin e o líder norte-coreano está marcado para acontecer em Vladivostok. A cidade fica no extremo leste do território russo e a quase 300 km de Khasan, onde Kim parou pela primeira vez.

O trem de Kim

De acordo com relatos de pessoas que já estiveram a bordo, o trem é extremamente luxuoso. Em 2002, Konstantin Pulikovsky, um oficial russo que viajou no comboio, contou que os passageiros podiam se deliciar com vinho francês, lagosta fresca e churrasco de porco.

"Era possível pedir qualquer prato da cozinha russa, chinesa, coreana, japonesa e francesa", escreveu ele no livro "Expresso do Oriente".

Em fotos da parte interna dos vagões, é possível ver cadeiras de couro e itens de tecnologia de ponta a bordo do veículo. Além disso, segundo a mídia da Coreia do Sul, o comboio é equipado com salas de recepção, salas de conferências e meios de comunicação de alta tecnologia.

O líder norte-coreano Kim Jong Un, segundo à esquerda, conversa com o chefe do Departamento Internacional do Partido Comunista Chinês, Song Tao, segundo à direita, em um trem voltando da China para Coreia do Norte, em 9 de janeiro de 2019.

Korean Central News Agency/Korea News Service via AP

Um artigo de 2009 do jornal sul-coreano "Chosun Ilbo", citando relatórios de inteligência, afirma que o trem tem um total de 90 vagões e que 20 estações ferroviárias foram construídas especificamente para seu uso.

Mas a segurança é o fator que mais pesa na escolha do trem como veículo de transporte do líder norte-coreano. Acredita-se, por exemplo, que ao menos 20 vagões do trem sejam à prova de balas.

"Para defender Kim contra ataques, dois trens separados precedem e seguem a comitiva principal, um cuidando do reconhecimento e outro da segurança", afirma a reportagem do "Chosun Ilbo".

Toda essa proteção, contudo, tem um custo. Estima-se que, por conta do peso, a velocidade média do trem não ultrapasse os 59 km/h.

Tradição de família

Foi o avô de Kim Jong-un, Kim Il-sung, que deu início à tradição de realizar longas jornadas internacionais de trem. Segundo a BBC, ele chegou a usar o próprio em viagens ao Vietnã e à Europa Oriental.

Kim Jong-il, pai do atual líder da Coreia do Norte, tinha medo de voar de avião e realizou mais de 10 viagens internacionais a bordo do comboio durante seus 17 anos no poder. Foi durante uma viagem de trem em 2011, inclusive, que ele morreu de ataque cardíaco, segundo a mídia do país.

Num sinal da importância simbólica dos comboios, uma maquete em tamanho real de um dos veículos está exposta no mausoléu onde estão os corpos dos antecessores de Kim.

Trem blindado de Kim Jong-il, pai de Kim Jong-un, chegando a Moscou em 2001

Viagens de avião

Diferente do pai, eventualmente, Kim viaja a bordo de aeronaves.

Acredita-se que ele tenha viajado frequentemente de avião quando era adolescente. Ainda assim, seu voo para a cidade de Dalian, no nordeste da China, em 2018, marcou a primeira vez que um líder norte-coreano viajou publicamente de avião para o exterior desde 1986.

O avião oficial de Kim Jong-un é uma versão remodelada do IL-62 de fabricação soviética. A Coreia do Norte chama-lhe "Chammae-1", em homenagem ao açor, a ave tida como nacional.

A mídia sul-coreana diz que o avião pode transportar cerca de 200 pessoas e seu alcance máximo é de cerca de 9.200 quilômetros.
Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis