Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Rio das Ostras

Geração Aprendiz certifica primeira turma de adolescentes em Rio das Ostras

Maurício Braga Mesquita, presidente da Câmara de Vereadores, destacou a importância dessas iniciativas para a comunidade

Geração Aprendiz - Foto: Claudio Neves
Geração Aprendiz - Foto: Claudio Neves

Na última sexta-feira, 15, uma cerimônia emocionante marcou a conclusão da primeira turma do projeto "Geração Aprendiz", que entregou certificados a 40 jovens que se dedicaram durante um ano à iniciativa. Além de receberem uma bolsa de R$ 350, os adolescentes absorveram ensinamentos sobre cidadania e ética. Uma das características mais marcantes deste programa foi a oportunidade que tiveram de explorar diferentes departamentos das secretarias municipais e autarquias, o que ampliou seus horizontes profissionais.

Eliara Fialho, secretária de Assistência Social, compartilhou seu orgulho de ter ajudado a desenvolver o projeto: "Estamos muito felizes em ver o crescimento desses jovens ao longo dos últimos meses. Acreditamos que o conhecimento adquirido aqui será fundamental em suas jornadas futuras. Esta cerimônia de diplomação é um testemunho do compromisso de todos os envolvidos em preparar a próxima geração para um futuro de sucesso.", disse.

A implantação de políticas públicas para a juventude é um compromisso da atual gestão e tem como objetivo reforçar e ampliar as estratégias e intervenção aos fatores de risco na adolescência, para alcançar prioritariamente o público em maior risco e vulnerabilidade socioeconômica.

As ações e atividades são desenvolvidas em parceria com todas as secretarias municipais e parceiros da rede privada, que contribuem com a formação para o mundo do trabalho e para o despertar novos conhecimentos que possam agregar à vida escolar e pessoal.

Geração Aprendiz - Foto: Claudio Neves

Maurício Braga Mesquita, presidente da Câmara de Vereadores, destacou a importância dessas iniciativas para a comunidade: "O "Geração Aprendiz" é um exemplo de como podemos fazer a diferença na vida dos nossos jovens. Fico feliz em saber que 12 deles já estão no mercado de trabalho e que outros já conquistaram sua matrícula em cursos técnico e universitário. Parabenizo a todos os envolvidos por essa conquista".

Ainda eu seu pronunciamento, o vereador Maurício BM divulgou boas notícias. "Elaborei um Projeto de Lei do Primeiro Emprego, obrigando a todas as empresas que se instalarem no Município a reservar um percentual de vagas para o primeiro emprego. E como já me comprometi com os jovens que estiveram aqui na Casa Legislativa, estou articulando com outros vereadores para destinar parte das Emendas Impositivas de 2024 para aumentar o valor da bolsa do Projeto Geração Aprendiz", contou.

Para Lana Costa, coordenadora do "Geração Aprendiz", o impacto desta turma é positivo: "Testemunhar o crescimento e a evolução desses jovens ao longo deste ano foi incrível. Eles estão mais preparados para enfrentar os desafios que o mercado de trabalho vai oferecer", contou.

Durante a cerimônia, dois dos participantes, Estefany Duarte e Renan de Paula, compartilharam suas experiências e aprendizados. Para Estefany, "o projeto me ensinou a importância do trabalho em equipe e como a educação e o esforço podem abrir portas", contou a jovem que acabou de passar no vestibular da Universidade Federal Fluminense para o curso de Serviço Social.

Renan acrescentou que está animado para o futuro, com mais confiança em suas habilidades e uma visão clara de suas metas. "O projeto me fez entender o que quero e para onde devo ir. Estou mais maduro para buscar meus sonhos", disse.

PRESENÇA - O evento contou ainda com a presença de autoridades locais, incluindo a subsecretária de Assistência Social, Rosimara Valadares; Nestor Prado Júnior, secretário do Meio Ambiente, Agricultura e Pesca; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Roseny Ricaldi, e representando o prefeito Marcelino Borba, a primeira dama, Adriana Borba, além de Luciana Leal, Diretora Executiva do curso Says, parceiro do projeto.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis