verifica
Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Região dos Lagos

Alunos de Maricá fazem teste digital sobre qualidade da alimentação oferecida nas escolas

Prefeitura de Maricá/ divulgação
Prefeitura de Maricá/ divulgação
No Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício, nesta sexta-feira (29), 1.500 estudantes participaram de quiz interativo, jogos e responderam perguntas do teste de aceitabilidade. Na cidade, dinâmica vai contemplar a quatro mil alunos. Alunos respondendo o teste nos Tablets.

Nesta sexta-feira (29), Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentares, 1.500 alunos da rede pública de ensino em Maricá, na Região Metropolitana do Rio, realizaram um teste de aceitabilidade digital para identificar a qualidade da alimentação oferecida nas escolas públicas da cidade.

Ao todo, quatro mil alunos vão fazer parte da iniciativa. Com uso de tablets concedidos pela GovTech, os estudantes participam de atividades como quiz interativo, jogos e respondem a perguntas sobre a alimentação na escola. Nesta sexta, a ação ocorreu na Escola CAIC Elomir Silva.

De maneira interativa e lúdica, o teste tem como objetivo conscientizar os alunos sobre o processo de adequação dos cardápios e diminuir a taxa de desperdício dos alimentos nas escolas.

A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Maricá e a GovTech Lemobs, responsável pelo desenvolvimento e implantação da tecnologia AEI (Alimentação Escolar Inteligente).

A responsável técnica do setor de Nutrição da Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Maricá e nutricionista do PNAE, Lourici Soares Bittencourt, falou sobre a importância de conhecer mais e melhor os gostos e hábitos alimentares dos estudantes.

"Com o uso das novas tecnologias, a ação ganha mais valor porque se torna mais atrativa e interessante para eles", lembra Lourici.

Software AEI

O software de Alimentação Escolar Inteligente (AEI) é responsável por otimizar a gestão de alimentos no ensino público e está presente em todas as escolas da rede municipal de Maricá. A ferramenta digital integra as políticas públicas de redução do desperdício de alimentos e a adequação nutricional da merenda. Cerca de 30 mil estudantes têm o dia-a-dia impactado pela solução tecnológica.

Com o AEI, nutricionistas e cozinheiras responsáveis pela alimentação nas escolas automatizam tarefas diárias, como a montagem de cardápios em relação à tabela nutricional e ao número de pratos necessários por dia, listas de compras e registros das taxas de desperdício. Neste ano, o desperdício de alimentos nas instituições de ensino municipais de Maricá foi reduzido em mais de 25%.

O teste de aceitabilidade faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Em Maricá, mais de 4 mil estudantes de 67 instituições de ensino públicas participam da ação, que integra o Programa Aproveita+ Maricá - Alimentação Escolar.

Para a responsável pelo software Alimentação Escolar Inteligente da Lemobs, Tatiane Torres, ações como esta dão ainda mais propósito às ferramentas tecnológicas desenvolvidas pela GovTech.

"Atividades digitais aumentam o interesse dos alunos e uma alimentação saudável e mais aceitável faz com que o índice de desperdício seja menor.", complementou Torres.
Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis