verifica
Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Região dos Lagos

Padilha visita Festa Literária Internacional de Maricá, no RJ

Bianca Chaboudet/g1
Bianca Chaboudet/g1
Ministro das Relações Institucionais brincou de capoeira e conheceu os demais espaços da festa junto ao secretário-executivo, Olavo Noleto. Ministro Alexandre Padilha (PT) jogando capoeira durante a Festa Literária Internacional de Maricá.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), e o secretário-executivo, Olavo Noleto, visitaram nesta sexta-feira (29) a Festa Literária Internacional de Maricá (Flim), na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Padilha percorreu os diversos espaços do evento e chegou a participar de uma roda de capoeira. Ele também curtiu o samba da Escola Mirim da Portela, e, na arena Gilberto Gil, conversou com os visitantes.

Ministro Alexandre Padilha visita a Flim, em Maricá

O ministro comentou a importância da festa literária, disse que investir em eventos relacionados à cultura e à educação é investir também em outros segmentos.

"Cultura é geração de renda, é turismo, é a identidade de uma cidade, identidade de um estado, é segurança, porque a cultura tira os jovens da situação do crime, é atividade para os idosos, muita gente tá aposentada dentro de casa. Uma atividade cultural te tira de casa, mobiliza, faz deslocamento ativo, melhora a saúde. Cultura é cada vez mais um setor econômico muito importante, que gera emprego, gera renda. Então, o presidente Lula tem a cultura como algo central para o desenvolvimento econômico e social do nosso país. Ver municípios, como Maricá, fazer atividades como essa, que reforçam a diversidade, a identidade cultural da cidade, que geram renda, apoiam o projeto de geração de renda para as mulheres, para os jovens, é tudo que o presidente Lula quer", afirma Padilha.

O ministro ainda aproveitou para atualizar sobre o estado de saúde do presidente Lula, que passou por uma cirurgia na manhã desta sexta. Segundo ele, a cirurgia foi um sucesso e Lula se recupera bem.

Sobre a Flim

A 8ª Festa Literária Internacional de Maricá (Flim) começou no dia 19 de setembro e segue até este domingo (1º) na Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu. Com entrada gratuita, a programação conta com venda de livros, atividades culturais, rodas de conversa e shows de artistas nacionais.

De acordo com a Prefeitura, mais de 124 mil pessoas já passaram pelas tendas literárias, ultrapassando a expectativa de público, que era de cerca de 100 mil pessoas.

No espaço tem uma arena que recebeu o nome de Arena Gilberto Gil. O cantor, compositor, ex-ministro da Cultura e membro da Academia Brasileira de Letras foi homenageado no dia 22 de setembro. Segundo a Prefeitura, Gilberto Gil foi escolhido como homenageado pela pluralidade que representa.

Veja a programação até domingo

Palco Sete Sóis e Sete Luas

29/09 - 20h30 - O teatro mágico

30/09 - 20h30 - Flávia Bittencourt

01/10 - 20h30 - Maneva

FlinZinha

29/09

Manhã: Animação Colmeia

Tarde: Lucia Fidalgo

30/09

Manhã: Pretinhas Leitoras

Tarde: Michelle Bittencourt

01/09

Manhã e tarde: Percurso Sensorial - Paulo Ballado

Roda de Conversa na Arena Gilberto Gil

30/09 (sábado)

18h - Caminhos da leitura e cultura: diálogos sobre políticas públicas e bibliotecas comunitárias. Com José Castilho Marques Neto, filósofo e escritor; Ricardo Queiroz, bibliotecário e escritor; e Maria Chocolate, educadora popular. Mediação: Leandro Silva, secretário de Cultura; e professora Renata Gomes, secretária de Educação.

01/10 (domingo)

16h - Literatura sem fronteiras: elo entre todos os povos. Com Ondjaki, escritor angolano; Roseana Murray, escritora e poeta; e Sonia Rosa, escritora. Mediação: Professor Rodrigo Moura, subsecretário de Educação.

Outras informações podem ser conferidas no site do evento: https://flimmarica.com.br/
Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis