verifica
Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Rio

Campanha 10 minutos contra a dengue percorre hospitais estaduais e UPA

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O "mosquito Aedes Aegypti", vetor de transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya, percorreu vários hospitais estaduais esta semana explicando a pacientes, acompanhantes e funcionários o que deve ser feito para evitar a sua proliferação. Entre as unidades visitadas estão os Hospitais Roberto Chabo, em Araruama, e Zilda Arns, em Volta Redonda.

Agentes de endemias, profissionais da Saúde e do departamento dd Eventos e Qualidade e da secretaria estadual de Saúde (SES) realizaram exposição de vetores das arboviroses nas áreas de convivência das unidades. Nos locais, orientaram o público sobre o ciclo de vida do Aedes aegypti e tarefas a serem adotadas no dia a dia para o enfrentamento ao mosquito.

Com o slogan "O perigo ficou 3 vezes maior: dengue, chikungunya e zika", a Campanha 10 Minutos Salvam Vidas percorreu ainda enfermarias, emergências e setores administrativos dos Hospitais Estaduais Alberto Torres em São Gonçalo, e João Batista Cáffaro, em Itaboraí; Instituto Estadual do Cérebro, no Rio, e UPA do Colubandê, também em São Gonçalo.


As crianças internadas nas unidades aproveitaram para fazer foto com o mosquito Aedes, que distribuiu cartilha com as principais dicas para evitar a sua reprodução. "Nosso objetivo aqui é fazer esta galera se tornar multiplicadores de ações no combate ao mosquito na escola, na rua, em casa etc. Temos que envolver c ada vez mais pessoas nas ações de mobilização, conscientização e prevenção de doenças causadas pelo Aedes", garantiram os agente de endemias.

Algumas das dicas dadas pelo mosquito Aedes Aegypti aos pacientes e público em geral foram: tampar os tonéis e caixas d"água; manter calhas sempre limpas; deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo; limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia; tampar as lixeiras; limpar os ralos e colocar tela; e manter lonas para materiais de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis