verifica
Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Conceição de Macabu

Ex-jogador Tuia Wilson é pré-candidato a prefeito em Conceição de Macabu - RJ

A convite do ex-deputado e presidente do MDB, Washington Reis, aceitou a missão

Tuia assinando sua ficha de filiação ao MDB com Washington Reis - Foto: Divulgação
Tuia assinando sua ficha de filiação ao MDB com Washington Reis - Foto: Divulgação

Pré-candidato a prefeito pelo MDB, o ex-jogador profissional de futebol e filho da terra, consolida sua pré-candidatura com foco no bem-estar da população.

Conceição de Macabu começa a vivenciar, assim como tantos outros municípios na região, o clima de eleições municipais, que acontecem esse ano, em outubro. Apesar de ainda faltar alguns meses para o pleito, que irá definir novos prefeitos e vereadores em todo o Brasil, a busca por futuros eleitores já está ficando acirrada.

Nesse cenário, o nome de Tuia Wilson figura entre os principais nomes de pré-candidatos a prefeito no município Macabuense.

Natural de Conceição de Macabu, Wilson Mota dos Santos, mas que todos chamam de Tuia, é casado com Cláudia Márcia e tem três filhos, Emanuel, Emanuele e Ana Carolina. Como o próprio Tuia faz questão de enfatizar: "Meus filhos e minha esposa são a minha vida. Eles me dão a força necessária para lutar cada vez mais pela minha comunidade".


Aos 48 anos de idade, Tuia se coloca como uma opção de mudança no cenário político que por anos se apresentou em Conceição de Macabu. Ele mantém suas origens morando no mesmo bairro em que nasceu, o Vila Nova, onde cresceu e deu os primeiros passos na vida.


"Minha origem é simples. Nossa família sempre foi carente e para sustentar a casa, com minha mãe e mais três irmãs, meu saudoso pai trabalhava na extinta usina Victor Sense. É triste lembrar que ele acabou se acidentando e foi aposentado por não conseguir trabalhar mais", conta Tuia, lembrando que ainda adolescente já ajudava os moradores da sua comunidade levando marmitas para os trabalhadores da usina.

De jogador bom de bola para a política - A história de Tuia no futebol começou na infância e seguiu por vários caminhos. Na adolescência foi destaque no antigo Vilão da Vila e aos 14 anos foi descoberto por um empresário, que o levou para fazer um teste em Cornélio Procópio, no Paraná.

Tuia também jogou no Americano de Campos dos Goytacazes ao lado de nomes como Odvan, Pachola, Bahia, Paraju, entre outros. Ele também foi dirigente de futebol gerenciando a Inter de Limeira, em São Paulo, e o Taguatinga, quando levou o clube a ser vice-campeão Sub 20, em Brasília.

Bom de fazer gols desde novo, Tuia ainda jogou pelos clubes Friburguense, do Rio de Janeiro, e Rioverdense, de Goiás, até que a política surgiu na vida dele, quando em 2012 foi candidato pela primeira vez a vereador em Conceição de Macabu, chegando a ficar como primeiro suplente. Em seguida, assumiu a Coordenadoria de Defesa Civil do Município, onde se destacou pelo trabalho realizado.


O convite para ser pré-candidato a prefeito pelo MDB veio por meio do ex-deputado Washington Reis. Junto com a proposta de administrar a cidade surgiu também o desafio de promover mudanças básicas e estruturais no município, como geração de empregos e qualificação profissional, além de melhorar a saúde e a educação da população, entre outras.

Desafios - Tuia destaca que outro grande desafio é promover um transporte público de qualidade, principalmente visando o acesso dos trabalhadores e estudantes que precisam se locomover até outros municípios para exercer suas atividades.

"Hoje temos um alto índice de desemprego e as pessoas precisam seguir para outras cidades a fim de trabalhar e se deparam com outro problema, o transporte caro e sem qualidade. Precisamos mudar essa realidade, destaca Tuia.

Fé e trabalho - Homem de fé, Tuia destaca que o bem de todos é o que move seu desejo de ser prefeito, lembrando que aprendeu muito como doutor José de Castro, prefeito eleito de Conceição de Macabu, mas que faleceu em 2020 vítima de Covid 19.


"Com José de Castro, com quem trabalhei diretamente por muitos anos, percebi que o povo é nosso maior objetivo na política. Por isso, peço a Deus que nos proporcione uma Macabu melhor, com mais qualidade de vida. Uma Macabu que possa voltar a plantar e colher. É o que sonho para minha amada terra, conhecida como Cidade Simpatia, mas que, infelizmente, o descaso político ao longo de décadas tem afastado muitos moradores, principalmente os jovens, para outros lugares mais promissores", comenta Tuia.

"Macabu precisa crescer e avançar. Basta observar que muitas cidades vizinhas e com menos idade que a nossa estão bem mais desenvolvidas graças a gestões competentes e baseadas no bem da população", completa Tuia.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis