verifica
Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Rio das Ostras

Combate à Dengue: Com quase o dobro de casos de dengue de dezembro para janeiro, Rio das Ostras reforça ação com o fumacê neste carnaval

Cidade realiza mutirões que contam ainda com visita domiciliar e trabalho educativo. Município notificou 889 casos da doença no mês de janeiro. Confira a escala do fumacê nos bairros.

Número de casos de dengue praticamente dobrou de dezembro de 2023 para janeiro de 2024 em Rio das Ostras - Foto: Prefeitura de Rio das Ostras/Divulgação
Número de casos de dengue praticamente dobrou de dezembro de 2023 para janeiro de 2024 em Rio das Ostras - Foto: Prefeitura de Rio das Ostras/Divulgação

Rio das Ostras (RJ) notificou o dobro de casos de dengue de dezembro de 2023 para janeiro de 2024, e, por isso, vem reforçando as ações de prevenção neste fim de semana de carnaval.

O carro fumacê vem percorrendo diversos bairros e a ação continuará neste fim de semana de carnaval, conforme cronograma divulgado pela Prefeitura (Veja no final do texto).

Carro fumacê vai percorrer Rio das Ostras no sábado e domingo

Neste mês de janeiro, o município registrou 889 casos de dengue, quase 100% a mais do que os casos de dezembro de 2023, que chegaram a 491.

"A secretaria de Saúde tem uma escala de bairros para o carro fumacê, que vai trabalhar primeiramente nos com maior índice de infestação do mosquito. A substância de combate ao mosquito Aedes Aegypti somente pode ser usada em horários onde os raios solares não estejam intensos, sem chuva e ventos fortes", explicou a Prefeitura.

Visitas domiciliares

Na última semana, agentes da Vigilância em Saúde de Rio das Ostras realizaram um mutirão contra a dengue na localidade de Nova Cidade e entorno e nas áreas que estão com alto índice de infestação predial e incidência alta da doença.

Ainda segundo a Prefeitura, dos 1.034 imóveis inspecionados, 46 tinham focos do mosquito, sendo 36 positivos para os Aedes aegypti.

A ação contou com visitas domiciliares para coletar amostras de larvas, o chamado bloqueio mecânico e controle do vetor, além de bloqueio químico com o carro fumacê. Ainda houve trabalho educativo, com fixação de cartazes e orientações sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

"A dengue é um problema coletivo. Todos devem se unir para combatê-la. Olhar o quintal e eliminar focos de água parada é o melhor caminho para controlar a doença. É preciso que todos se conscientizem e deixem o agente de saúde fazer a vistoria das residências", explica a médica Jane Teixeira, subsecretária de Atenção Básica e Vigilância em Saúde.

Calendário das ações

Sexta-feira (09/02)

Extensão do Bosque – 04h30 às 07h30

Liberdade – 04h30 às 07h30

Jardim Mariléa -16h30 às 21h

Sábado (10/02)

Jardim Mariléa – 04h30 às 07h30

Domingo (11/02)

Costazul – 04h30 às 07h30
Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis