verifica
Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Região dos Lagos

Em Rio das Ostras: Polícia prende casal suspeito de usar fotos de criança com câncer para fazer vaquinha falsa na internet

Eles estavam em uma pousada em Rio das Ostras, na Região dos Lagos

Casal pode responder por estelionato - Foto: Reprodução
Casal pode responder por estelionato - Foto: Reprodução

Tainara Subtil e Luiz Antônio Barbosa estavam em pousada em Rio das Ostras, na Região dos Lagos. Dupla vai responder por falsificação e uso de documento falso. Mulher denunciou próprio irmão, que ostentava vida de luxo. Polícia prende casal suspeito de fazer vaquinha falsa para arrecadas dinheiro na internet

A Polícia Civil do Rio prendeu na manhã deste sábado (2) um casal suspeito de usar fotos de uma criança com câncer para fazer vaquinha falsa e arrecadar dinheiro na internet. A dupla foi encontrada em uma pousada em Rio das Ostras, Região dos Lagos.

Tainara Ribeiro Subtil e Luiz Antonio dos Santos Barbosa foram denunciados pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e vão responder pelos crimes de falsificação e uso de documento falso. A dupla foi encaminhada para a 10ªDP (Botafogo), na Zona Sul da capital fluminense.

O promotor Sauvei Lai, responsável pela denúncia, afirmou que Tainara e Luiz Antonio geraram comoção pública com a criação do perfil falso, onde postaram fotos de uma criança e de documentos falsos que atestavam que uma menina tinha câncer.

"Embora a criança exibida na campanha exista e é doente, ela não tinha nenhum vínculo com os dois estelionatários, que recolheram para si todo o dinheiro arrecadado", disse o promotor.


Polícia prende casal de fazer vaquinha falsa na internet com fotos de criança com câncer - Foto: Reprodução

'Criminosos habituais', diz MPRJ

Polícia investiga golpe que usa fotos de crianças com câncer para pedir dinheiro na internet

O MPRJ sustenta ainda que os denunciados são "criminosos habituais", que já fizeram outras campanhas falsas com o mesmo propósito.

"A investigação apurou que na realidade os dois denunciados se apropriaram de publicações feitas tempos atrás por uma outra família, que solicitou contribuições para o tratamento de uma criança realmente acometida de doença grave."

A denúncia foi recebida pelo Juízo da 27ª Vara Criminal da Comarca da Capital.

Mulher denunciou o próprio irmão

O caso foi investigado pela Polícia Civil do Rio. A suspeita é que o dinheiro esteja sendo usado em viagens e hotéis. O esquema foi denunciado pela irmã de Luiz Antônio.

Uma das vaquinhas falsas pedia dinheiro para os gastos com Laura Oliveira Santos. O texto, supostamente escrito pela mãe da criança, que se identificava como Leila, dizia que a menina sofre com um tumor nos olhos e que a família precisa de dinheiro para a realização de uma segunda cirurgia e exames.

A vaquinha virtual para supostamente ajudar Laura a tratar o tumor contou com o apoio de mais de 680 pessoas e arrecadou quase R$ 35 mil.

Entretanto, a criança que aparece nas fotos, na verdade, se chama Nicole e tem 8 anos. Ela é gaúcha, e, atualmente, vive em Aracaju (SE), onde está fazendo tratamento, pelo SUS, contra um osteoblastoma, um tumor atrás dos olhos.


MPRJ denuncia casal suspeito de fazer vaquinha on-line falsa - Reprodução/TV Globo

Quem descobriu a farsa e alertou as vítimas foi a irmã de Luiz Antônio. A taxista Stephani Santos Barbosa conta que começou a desconfiar do irmão, que trabalhava como motorista de aplicativo. Segundo ela, Luiz e a mulher, Tainara, passaram a ostentar luxos que pareciam incompatíveis com o padrão de vida do casal.

"Começou a me chamar a atenção a maneira como ele vivia sem trabalhar, pagando a diária corretamente e passeando bastante, se hospedando em hotéis em Copacabana, pousadas na Região dos Lagos, roupas caras", lembrou.

Durante um churrasco de família, Stephani contou ter visto a cunhada usando o perfil "Todos pela Laura".

"Foi todo mundo lá pra fora, começamos a fazer lá carne e tal e ela sentou na rede. Então, eu dei a volta, e ela no celular o tempo todo. Eu saí ali fora na varanda e ela tava editando a foto da criança daquele perfil. Botando brilho, cortando, colocando a legenda comovente pra comover os seguidores", lembrou.

Ela também descobriu que um laudo médico falso estava sendo usado para tentar dar veracidade à história e alertou a médica que teve o CRM usado na farsa.

A advogada que representa o casal disse que Tainara planejou a farsa porque estava com dificuldades financeiras.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis