verifica
Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Rio das Ostras

Rio das Ostras institui Comitê de Enfrentamento ao Aedes Aegypti

Município ampliou locais de atendimento para pacientes com sintomas leves da doença

Agentes de Saúde visitando as casas - Foto: Divulgação / Prefeitura de Rio das Ostras
Agentes de Saúde visitando as casas - Foto: Divulgação / Prefeitura de Rio das Ostras

Rio das Ostras, assim como todo o país, vem travando uma batalha contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Nesta sexta-feira, 1º de março, a Administração Municipal publicou o decreto nº 3932/2024, criando o "Comitê Municipal Intersetorial de enfrentamento, acompanhamento e monitoramento ao combate ao vetor Aedes spp".

Até a última terça-feira, 27 de fevereiro, a Secretaria de Saúde tinha 1.916 casos notificados de dengue; destes, 242 foram descartados, 399 confirmados, sendo 10 casos com sinais de alarme e um caso grave da doença. Outros 1.264 casos seguem em investigação.

Na quinta-feira, 29 de fevereiro, o Estado confirmou a primeira morte por dengue no Município, ocorrida em 1º de fevereiro. Por orientação da Secretaria de Estado de Saúde - SES, todos os óbitos suspeitos de dengue precisam ser analisados e confirmados pelo Comitê de investigação de Óbito do Estado, antes de serem divulgados.

Em virtude do aumento de casos de dengue na Cidade, a partir da segunda semana de março, um Polo de Atendimento para pacientes de dengue com sintomas leves será criado na Unidade Nilson Marins, situada no endereço Alameda Campomar, s/nº, Cidade Beira Mar.

A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A intenção desta ação é diminuir o fluxo de pacientes nas unidades de emergência e também reduzir o tempo de espera. Além desta ação implementada, o Município tem três unidades que realizam o atendimento de pacientes com sintomas leves - Estratégia de Saúde da Família de Nova Cidade (Rua Inajara, s/nº – Nova Cidade), Estratégia de Saúde da Família Âncora (Rua das Bromélias s/nº – Âncora) e Estratégia de Saúde da Família Dona Edimeia (Avenida Linda, s/nº – Nova Esperança).

VACINA DA DENGUE NO SUS - O Ministério da Saúde divulgou a lista de cidades que vão receber a vacina contra a dengue, porém Rio das Ostras NÃO será contemplada neste primeiro momento.

Foram incluídos os municípios de grande porte - que são aqueles com mais de 100 mil habitantes e com classificação de alta transmissão de dengue do tipo 2, o que não é o caso do Município.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis