verifica
Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Macaé

Em Macaé: UPA da Barra e Hospital da Serra são Centros de Referência para Atendimento à Dengue

O funcionamento é 24 horas - Foto: Rui Porto Filho
O funcionamento é 24 horas - Foto: Rui Porto Filho

A partir deste sábado (9), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Barra e o Hospital Público Municipal da Serra (HPMS), em Trapiche, são os Centros de Referência para atendimento aos pacientes com dengue em Macaé. Com funcionamento por 24 horas, as unidades estão equipadas com Centros de Hidratação e espaços de observação, além de atendimento médico.

O prefeito Welberth Rezende chamou a população para se unir na luta contra a dengue e salientou a importância da prevenção.

"É fundamental que cada cidadão faça a sua parte, eliminando possíveis focos do mosquito transmissor da doença em suas casas e redobrando os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti. É importante ficar atento aos sintomas da dengue e buscar atendimento médico o mais rápido possível em caso de suspeita da doença. A UPA da Barra e o Hospital do Trapiche estão com toda infraestrutura para atender os moradores", pontuou.

A Secretária Adjunta de Alta Complexidade, Mayara Rezende, acompanhou na manhã deste sábado (9) a finalização da preparação das salas de hidratação na UPA da Barra.

"De acordo com análise do boletim epidemiológico da última semana, constatamos aumento do número de casos nas nossas unidades de urgência e emergência e enquanto saúde pública, temos compromisso de realizar ações concretas como a abertura de Centros de Referência para atendimento aos pacientes com suspeita das arboviroses chikungunya, dengue, e zika", explicou a secretária.

De acordo com ela, na UPA da Barra e no Hospital do Trapiche serão concentrados os fluxos de atendimento, de testagem e manejo clínico.

"A UPA da Barra possui 32 cadeiras de hidratação disponíveis, além de 12 leitos para observação 24h adulta e pediátrica. No HPMS em Trapiche teremos 14. Pacientes que necessitarem de internação serão direcionados ao HPM. Além disso, aumentamos a estrutura também em outras unidades de saúde, como Pronto Socorro Municipal, UPA do Lagomar e Pronto Socorro do Aeroporto", esmiuçou.

O secretário de saúde, Alexandre Cruz, destaca que a luta contra a dengue é uma responsabilidade de todos.

"É fundamental que a população esteja engajada nesse combate. A conscientização e a participação ativa de cada cidadão são essenciais para controlar a proliferação do mosquito transmissor da doença", disse. Ao chegar nas unidades de saúde que são Centros de Referência, o paciente passa pela recepção, em seguida pela classificação e pelo atendimento médico.

A administração da UPA da Barra ressalta a importância do paciente levar CPF, cartão SUS e disponibilizar seu número de telefone. A Secretária Municipal Adjunta de Atenção Básica, Natália Antunes, enalteceu que é importante que cada um faça a sua parte para eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti em suas casas e em seu entorno.

"Medidas simples, como manter caixas d'água fechadas, não deixar recipientes com água parada são fundamentais", enumerou.

A Gerente de Atenção Básica, Luzia Santana, comentou que 256 agentes comunitários de saúde intensificam as ações de informações, orientações e cuidados nas visitas domiciliares.

"O olhar é voltado à água parada. É imprescindível que a população esteja engajada nessa luta contra a dengue, adotando medidas preventivas e colaborando com as ações promovidas pela Secretaria de Saúde. Somente com o esforço conjunto será possível controlar a doença", ressaltou.

A UPA da Barra está localizada na Rodovia Amaral Peixoto, número 1502. O Hospital da Serra fica no Trapiche, na Avenida João Manoel da Silva S/N.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis