verifica
Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Cabo Frio

Congresso sobre o autismo em Cabo Frio recebe especialistas de todo o país

O 3º Meeting da Academia do Autismo atraiu centenas de pessoas nesta sexta-feira (15) e ocorre até este sábado (16), às vésperas do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado em 2 de abril. Cabo Frio recebe nesta sexta e sábado o "Meeting do Autismo"

Pais de filhos autistas, Fábio e Mayara Coelho decidiram fundar a Academia do Autismo em São Pedro da Aldeia - Foto: Divulgação
Pais de filhos autistas, Fábio e Mayara Coelho decidiram fundar a Academia do Autismo em São Pedro da Aldeia - Foto: Divulgação

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo será celebrado em 2 de abril, e, às vésperas desta importante data, Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, está recebendo o 3º Meeting Academia do Autismo.

O evento começou nesta sexta-feira (15) reunindo cerca de 800 pessoas entre especialistas e interessados no tema de várias partes do país. O evento segue neste sábado (16) com vasta programação em um hotel da cidade.


Academia do Autismo, fundada em São Pedro da Aldeia, tem vários projetos e cursos envolvendo o tema - Foto: Divulgação

O evento busca ser o maior encontro sobre o Transtorno de Espectro Autista (TEA) da Região dos Lagos, reunindo profissionais como o médico pediatra Thiago Castro, especialista em Transtorno do Espectro Autista e certificado em Neurociência do Autismo; e a fisioterapeuta Carolina Quedas, doutora em Distúrbios do Desenvolvimento.

No total, 17 especialistas palestram para profissionais da Saúde, da Educação, pais, familiares, cuidadores de pessoas com TEA e demais interessados no tema. O congresso é promovido pela Academia do Autismo, primeira instituição de ensino especializada em TEA da América Latina, com sede em São Pedro da Aldeia.

"A Academia foi idealizada em 2015, concretizando-se em 2016, a partir da necessidade que eu e minha esposa tivemos de buscar conhecimento, buscar capacitação. Primeiro, para nós, a partir do diagnóstico dos nossos filhos (Guilherme e Fernando) e, também dos profissionais da região, que os atendiam na escola e nas clínicas onde a gente frequentava", conta o psicólogo e diretor da Academia do Autismo, Fábio Coelho.

"Percebemos, juntamente com outros pais, que era fundamental capacitar os profissionais, já que não encontrávamos tratamento e ensino de qualidade, baseado em evidências. Então, dessa nossa dor, como eu estava me formando em Psicologia, nasceu a Academia do Autismo. São dezenas de cursos livres na área do autismo, todos com uma pegada bem prática para transformar realmente o dia a dia e uma metodologia de ensino inovadora, com bastante interação e troca", completa.

Projetos da Academia do Autismo

Além do Meeting, a Academia do Autismo mantém outros dois projetos em paralelo: a Academia Solidária, que ajuda instituições de apoio a pessoas com TEA em todo o Brasil, e o Centro Integrado de Aprendizagem em Autismo, a maior plataforma de formação continuada em Autismo e que concentra mais de 20 mil pais, profissionais e terapeutas em uma grande comunidade de construção de soluções para o TEA no Brasil.

Somando as páginas mantidas pela Academia do Autismo, contam-se cerca de 600 mil seguidores, além dos mais de 300 mil participantes dos eventos gratuitos da Academia do Autismo. Mais de 30 mil alunos já passaram por algum dos cursos da instituição.

Nesta edição, o Meeting da Academia do Autismo antecede o mês de abril, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como mês para conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista. Todos os participantes receberão um certificado de participação no evento, com carga horária de 20 horas.

"Quando visitei alguns eventos, congressos e simpósios presenciais, percebia essa necessidade. Os próprios alunos, quando nos conheciam, pediam bastante e traziam essa experiência rica de transformação. Então, pensamos: por que não fazer o nosso próprio evento presencial? E foi fantástico! Nosso primeiro Meeting aconteceu em 2019, no Rio de Janeiro. Foi uma troca muito rica. Vieram centenas de pessoas de diferentes regiões do país. Depois, na pandemia, fizemos um Meeting online. Agora, inovamos de novo trazendo o evento para Região dos Lagos", comemora Fábio.

E mais: "Os profissionais vão poder também conhecer um pouquinho da região e desfrutar das belezas. Então, tenho certeza de que proporcionaremos um final de semana incrível e estamos bastante motivados para isso", conclui.

Na programação desta sexta-feira (15), houve palestras e mesas temáticas. As inscrições para o evento, que segue neste sábado (16), estão encerradas.

Programação de sábado

Sábado - 16/03/2024

07h às 08h – Credenciamento

08h às 08h30 – Abertura – Vinícius Loureiro

08h30 às 09h30 – 1ª Palestra – Mariana Cervi – Sexualidade e Relacionamento

09h30 às 10h30 – 2ª Palestra – Willian Chimura – Uma perspectiva funcional sobre o autismo

10h30 às 11h – Intervalo

11h às 12h – 3ª Palestra – Chaloê Comim – Autismo Feminino: Uma Perspectiva Pessoal e Profissional

12h às 14h – Intervalo do almoço

14h às 14h45 – 4ª Palestra – Germanna Parreiras – Comunicação Aumentativa e Alternativa e Transtorno do Espectro Autista

14h45 às 15h30 – 5ª Palestra – Dr. André Francisco – Autismo e medicação. Abordagem medicamentosa baseada em evidências na Linha de Atenção e Cuidados para a pessoa Autista

15h30 às 16h30 – Intervalo para Coffee Break

16h30 à 17h30 – 6ª Palestra – Mayara Coelho – TEA nas Igrejas

17h30 às 18h30 – 7ª Palestra – Fábio Coelho – Modelo Academia do Autismo de Intervenção

18h30 às 19h – Encerramento
Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis