verifica
Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Macaé

Macaé terá consultas e exames de saúde para as mulheres nesta sexta

Atendimento será no Centro de Referência dos Adolescentes (CRA), das 13h30 às 17h.

Foto: Reprodução internet
Foto: Reprodução internet
Atendimento será no Centro de Referência dos Adolescentes (CRA), das 13h30 às 17h. Local também terá exame preventivo, entre outros serviços. Também haverá apresentação de coral. Em homenagem ao mês da mulher, Macaé, no Norte Fluminense, terá consultas e exames de saúde gratuitos para as mulheres nesta sexta-feira (22). O atendimento será no Centro de Referência dos Adolescentes (CRA), das 13h30 às 17h.

No local também terá exame preventivo realizado por uma equipe de enfermagem, entre outros serviços, como atendimento oferecido pelos agentes do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad), em parceria com o Setor de Saúde do Trabalhador do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), do governo estadual.

Haverá também cultura com apresentação do coral da Guarda Sênior em parceria com a Secretaria Municipal de Ordem Pública.

O CRA de Macaé funciona na Rua 29 de julho, 29, bairro Imbetiba, com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A Prefeitura explica que, com o evento, o CRA busca ampliar o número de pessoas atendidas, incentivando que mulheres procurem pelo serviço ao longo de todo o ano.

"O município oferece políticas públicas de qualidade com acesso a vários serviços; divulgar para a população esses serviços; e aproximar a população da unidade e tudo o que ela oferece. O atendimento é integral à saúde dos adolescentes e também conta com o trabalho da atenção psicossocial, estreitando a relação entre saúde, sociedade e cidadania", divulgou a Prefeitura.

Durante os atendimentos de saúde no CRA, a equipe busca identificar precocemente agravos à saúde das mulheres e ampliar o acesso.

"A demanda de jovens tem crescido no município e funcionamos como um dispositivo da atenção especializada, com demanda espontânea", disse a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA) e coordenadora do CRA, a assistente social Monique Rangel do Carmo Gouveia. A demanda espontânea significa que os adolescentes podem ser atendidos via agendamento, mesmo sem encaminhamento.

O enfermeiro Victor Tavares de Souza, mestre em gênero e sexualidade, enfatiza a importância do CRA para a sociedade:

"É importante, para além da comemoração ao dia da Mulher, a oferta de uma assistência de qualidade e a garantia do acesso, como um dos princípios do SUS (Sistema Único de Saúde)".

O CRA é vinculado à Secretaria Municipal de Saúde e conta com equipe multidisciplinar que oferece gratuitamente diversos serviços como serviço social, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição, enfermagem, ginecologia, obstetrícia, psiquiatria, dermatologia, clínica geral, grupos reflexivos e terapêuticos e rodas de conversa.

A unidade também oferece serviços de Pré-Natal, testes rápidos de gravidez e de sífilis, HIV e hepatites B e C; peeling químico para acneicos e práticas integrativas da saúde como auriculoterapia, terapia floral, dança circular e arteterapia.

A consulta de enfermagem já é feita como rotina no CRA, especializado em receber adolescentes femininas e masculinos de 12 a 19 anos, como de seus familiares, garantindo e ampliando os direitos dessa faixa etária.

Na unidade, eles recebem acolhimento e acompanhamento; atendimento integral, rede de serviços especializados, educação em saúde, promoção e prevenção, empoderamento e participação, parcerias e cooperação.
Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis