verifica
Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Macaé

Aplicativo do transporte público é lançado em Macaé e já pode ser baixado pelos passageiros; saiba como

O App Cittamobi oferece informações sobre as linhas, como pontos e horários de partida e localização. Ele pode ser baixado na lojinha de aplicativo do telefone celular.

Aplicativo do transporte público foi lançado nesta terça-feira em Macaé - Foto: Prefeitura de Macaé/Divulgação
Aplicativo do transporte público foi lançado nesta terça-feira em Macaé - Foto: Prefeitura de Macaé/Divulgação

Um aplicativo do transporte público foi lançado em Macaé, no Norte Fluminense, nesta terça-feira (3) e já pode ser baixado pelos passageiros.

O App oferece informações sobre as linhas, como pontos, horários de partida e localização, além de outras interações. O sistema funciona com os dados enviados pelo GPS dos ônibus em tempo real, conectado às quatro operadoras de telefonia móvel.

Segundo a Prefeitura, o uso do aplicativo é intuitivo e basta ser baixado, gratuitamente, na lojinha de aplicativo do telefone celular. Ele está disponível nos sistemas Android e IOS.

Um QR Code para baixar o App também está disponível em diversos pontos da cidade, como nos terminais, nos ônibus, busdoor e pontos de integração.

Com aplicativo do transporte público passageiros poderão monitorar horários e trajeto dos ônibus em Macaé - Foto: Moisés Bruno/Prefeitura de Macaé

"Estamos avançando novamente na questão do transporte. Agora chega o dia da gente poder disponibilizar mais esse serviço para o usuário. Uma coisa que já tinha em outros municípios e não tinha por aqui. É muito bacana a gente poder oferecer o que tem de mais moderno para a população que usa o transporte diariamente", destacou o prefeito de Macaé, Welberth Rezende.

O Cittamobi, que é gratuito para a Prefeitura, já existe há dez anos e está presente em 337 cidades, com mais de 25 milhões de usuários.

O aplicativo é mais uma etapa do Programa Macaé Conectada, de tecnologia no transporte coletivo do município. Os ônibus novos são climatizados, têm Wi-fi, entrada USB para carregar a bateria do celular e acessibilidade. Novos abrigos de ônibus também contam com entrada USB, os terminais urbanos também disponibilizam Wi-fi.

Lançamento do aplicativo

Participaram do lançamento, nesta terça, representantes da Cittamobi, Tryvia e da concessionária de transporte coletivo urbano, além de parceiros da Prefeitura no aplicativo.

Também estiveram na reunião, o secretário de Governo, Juninho Luna, o secretário em exercício de Mobilidade Urbana, Cláudio de Araújo, o diretor da Coordenadoria de Transporte, Luiz Carlos Moreira e o coordenador de Planejamento da Mobilidade Urbana, Rui Paiva.

O usuário do aplicativo poderá saber quais linhas e em quanto tempo os ônibus estarão passando próximo ou no local em que a pessoa se encontra, além de roteirizar o trajeto, as rotas favoritas do passageiro e pontos mais usados.

"O APP é um marco para Macaé migrar para um novo momento do transporte público. Ele é totalmente intuitivo e permite a interação do usuário de enxergar o transporte público como um todo, de programar o seu ir e vir. Nos empenhamos durante meses para alcançar o objetivo, fizemos testes com usuários e agora podemos lançar esse aplicativo que permite total interação", explicou o diretor da Coordenadoria de Transporte.

Os locais que não possuem sinal das operadoras de telefonia móvel continuarão a funcionar com as linhas programadas e horários já estabelecidos, segundo explicou a Prefeitura.
Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis