verifica
Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Região dos Lagos

Guarda-vidas salva cadela e filhotes da chuva e do frio em Maricá, no RJ

.

Foto: Divulgação / G1
Foto: Divulgação / G1
Animais estavam abrigados em área de vegetação nativa, próximos à praia de Ponta Negra. Um filhote estava morto. Cadelinha foi resgatada com filhotes e levadas para um lugar seguro em Maricá

Uma cadela e três filhotes recém-nascidos foram resgatados por um guarda-vidas, que viu os animais pegando chuva e passando frio em uma área de vegetação nativa em Maricá, na Região Metropolitana do Rio.

Filhote resgatado em Maricá foi rejeitado por não conseguir amamentar na cadela, mas, depois de receber leite na mamadeira, se recuperou e conseguiu ficar com a mãe

O caso ocorreu nesta quarta-feira (30) próximo à Praia de Ponta Negra. No local, um dos quatro filhotes já estava morto.

O agente Patrick Matheus contou ao g1 que estava indo para o posto da Defesa Civil quando viu apenas a cadelinha. Ele tentou brincar com ela, que rejeitou o carinho. Em seguida, ao passar pelo animal, acabou levando uma mordida na panturrilha.

"Eu fiquei tentando entender porque o cachorro fez aquilo do nada e daqui a pouco comecei a escutar tipo um chorinho de filhotinho. Daí eu já fiquei mais tranquilo quanto à mordida, porque não era raiva, era pelos filhotes", contou o guarda-vidas.

Quer acompanhar a história da cadelinha e seus filhotes? Entre no grupo do WhatsApp da Inter TV e fique pode dentro do desfecho????????

Filhotes resgatados em Maricá

Os animais estavam sob um monte de plantas, mas estavam molhados e tremendo de frio. Assim que a cadela deixou o local, Patrick conta que se aproximou dos filhotes e encontrou um deles já sem vida.

O guarda-vidas conseguiu retirar os três filhotes dessa área de vegetação. Eles foram levados para um local mais seguro e mais fácil para a cadela conseguir amamentá-los. Ele enterrou o filhote morto e deixou comida e água para a mãe.

O guarda-vidas Patrick Matheus, de Maricá, conseguiu se aproximar e cuidar da cachorra depois que ela notou que ele só queria ajudá-la

Assim que ele voltou para o carro, a cadela o seguiu e começou a cheirá-lo. Ele conta que conseguiu se aproximar, fazer um carinho.

"Com certeza ela sentiu o cheiro dos filhotes, viu que eu não estava ali para prejudicar, mas para ajudar. Virou minha parceira, foi a maior sintonia. Peguei os filhotes, coloquei para mamarem nos mamilos dela. Que experiência incrível", disse.

Só que a história não termina aí, a cadela rejeitou um dos filhotes. Patrick contou que ela pegou o filhote marrom e voltou com ele para o local onde eles estavam no primeiro momento, ele retirou o animal do local e ela novamente o levou para lá, então ele decidiu ficar cuidando do filhotinho dentro do carro.

Cadelinha e filhotes foram encaminhados para acompanhamento veterinário para, depois, serem direcionados à adoção em Maricá

"Eu achei que o cachorro fosse morrer, ele já estava respirando de uma forma muito fraca. Ele ficou sozinho, ela ficou com os outros dois no local onde eu tinha arrumado. Aí peguei ele, fiz um leite em pó, coloquei na seringa e fiquei alimentando ele. Ele ficou bem e no final de tudo ele ainda conseguiu agarrar na teta dela. A rejeição dela foi por isso, porque ele não tinha forças para mamar. O animal tem esse instinto, quando ele vê que o filhote é muito fraco, ele descarta", explica o guarda-vidas.

Depois de controlar a situação, o guarda-vidas acionou a Secretaria de Proteção Animal que levou mãe e filhotes para um local seguro.

A Prefeitura de Maricá explicou que uma clínica veterinária credenciada prestará todos os cuidados necessários antes dos animais serem disponibilizados para adoção.

As campanhas de adoção do município acontecem todos os terceiros domingos do mês, no Shopping Boulevard, e nas redes socias da Secretaria de Proteção Animal.

"Desde maio de 2021, cerca de mil animais, entre cães e gatos, já foram adotados por meio dessa campanha, que conta com apoio fundamental dos protetores de animais da cidade", disse a Prefeitura.

Os casos de maus-tratos aos animais podem ser denunciados pelos seguintes telefones:

Disque denúncia - (21) 2253-1177

Polícia Militar - 190

Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) - (21) 2582-7234

SEOP - Maricá - 153

Secretaria de Proteção Animal de Maricá - (21) 99546-0334
Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis