verifica
Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Região dos Lagos

'Setembro Verde': Hospital Estadual Roberto Chabo, em Araruama, realiza eventos destacando a doação de órgãos

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Como parte das comemorações pelo Setembro Verde, mês que ressalta a importância da doação de órgãos, o Hospital Estadual Roberto Chabo, em Araruama, realiza nesta semana dois grandes eventos para destacar a data. A unidade está entre as primeiras no ranking de captação de órgãos e tecidos na Região dos Lagos. Somente este ano foram 23 casos notificados.

A programação será aberta nesta segunda-feira (18), ás 8 horas, por familiares que disseram sim a doação de órgãos dos seus entes queridos e que farão plantio de uma muda de jasmim no Jardim do Doador, espaço criado há um ano para eternizar este ato de amor a continuidade da vida.

Na quarta-feira (20), das 9 às 15 horas, no auditório da Primeira Igreja Batista de Araruama (Avenida Getúlio Vargas, 900) acontecerá o 1º Simpósio de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Hospital Estadual Roberto Chabo. Na pauta, a "Doação de Órgãos no Brasil", "Teste de Apnéia", "Manutenção do Potencial Doador de Órgãos", "Acolhimento Familiar", "Transplante de Tecidos", e "Notificação e Subnotificação".

Familiares que doaram órgãos dos seus entes queridos serão homenageado no evento, que contará ainda com Roda de Conversa sobre "O Transplante Renal Modificando Vidas" e música ao vivo. Os organizadores aguardam a presença de cerca de 400 profissionais da área da saúde e autoridades do do Estado.

Somente este ano, o Hospital Roberto Chabo fez 23 notificações ao Programa Estadual de Transplantes (PET), com 12 órgãos captados, entre eles, coração e pulmão.

"Como cada doador pode beneficiar até 30 pessoas, então o nosso hospital já atendeu a centenas de pessoas que estavam na fila única do Sistema Nacional de Saúde. Somente nos últimos nove anos, conseguimos notificar 196 casos e realizar 98 captações", garante Michele Guedes, coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (Cihdott) do Hospital Roberto Chabo.

Formada por uma equipe multidisciplinar de saúde, o Cihdott é responsável por identificar possíveis doadores na unidade de saúde, sendo acionado sempre que há um paciente com o diagnóstico de morte encefálica em andamento. A Comissão orienta e explica aos familiares como se dará o processo de doação.

"É um direito da família decidir pela doação ou não. Temos que esclarecer todas as dúvidas e enfatizar a importância da doação, sempre com empatia e respeito", reforça Michele Guedes.

JARDIM -- O espaço é uma homenagem às famílias que disseram "sim" à doação de órgãos, à renovação da vida, num ato de solidariedade e amor a pessoas desconhecidas, mas que têm no transplante a única chance de seguirem em frente. O jardim segue o mesmo formato do Jardim do Doador do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, criado em 2013, para acolher e confortar famílias que decidem doar órgãos de parentes.

Por meio de um plantio de mudas de jasmim, o projeto busca transmitir a mensagem de que a doação, da mesma forma que as plantas, podem dar frutos e flores. Instalado em uma área de cerca de 100 metros quadrados em frente ao hospital, o Jardim do Doador de Órgãos vai além das homenagens.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis