verifica
Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Região dos Lagos

Monumento Marco Lan é inaugurado em Cabo Frio, no RJ

Prefeitura/divulgação
Prefeitura/divulgação
Homenagem ao ruralista Sebastião Lan foi feita neste sábado (23) na entrada da Fazenda Campos Novos. Homengem feita ao ruralista Sebastião Lan.

A Prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, inaugurou, na manhã deste sábado (23), o Marco Lan, monumento em homenagem ao agricultor e líder sindical Sebastião Lan.

O evento contou com a presença do secretário de Cultura, João Felix, além de representantes de outros setores da gestão municipal, da família de Sebastião Lan, do Conselho Municipal de Cultura e outras instituições no município.

A estátua fica em frente à entrada da Fazenda Campos Novos, a 70 metros de onde ocorreu o atentado que tirou a vida de Sebastião Lan, aos 46 anos de idade. A inauguração aconteceu em uma data simbólica, o dia do aniversário do ruralista, que completaria 81 anos neste sábado (23).

O Marco Lan tem o objetivo principal de lembrar a todos os cabo-frienses sobre a vida e luta do líder sindical, precursor dos direitos do trabalhador rural em Cabo Frio.

Sobre Sebastião Lan

Sebastião Lan chegou à cidade em 1968 e iniciou a luta pela regularização fundiária no bairro Campos Novos, local que passava por sérios conflitos entre grileiros e lavradores. Ele organizou a reabertura do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que havia sido fechado pelos militares, e se tornou presidente do movimento.

Quatro meses depois de ter assumido a presidência do sindicato, no dia 6 de junho de 1988, véspera da ida dele a Brasília, onde entregaria um importante relatório ao Ministro da Reforma Agrária, ele sofreu um atentado na Rodovia Amaral Peixoto, levando seis tiros. Lan morreu cinco dias depois, aos 46 anos de idade.

A inauguração do Marco Lan faz parte da programação da Semana Sebastião Lan, evento promovido pela Prefeitura, por meio das Secretarias de Cultura e Agricultura e Pesca, com o objetivo de movimentar a área rural e relembrar a figura do líder sindical.

"Sebastião Lan foi um grande defensor da agricultura familiar em Cabo Frio, que teve a vida ceifada pela ganância por terra. Para que não esqueçamos jamais essa tragédia, realizamos todos os anos a Semana Sebastião Lan, que movimenta a área rural, mesclando a agricultura familiar com cultura. A inauguração do Marco Lan tão próximo do local onde ocorreu a tragédia há 35 anos, para nunca esquecermos o que ocorreu e lembrar sobre a vida e luta dessa pessoa, tão importante para o município", afirma o secretário.

O filho de Sebastião, Francisco Valença Lan, o Chiquinho Lan, destaca que a homenagem é importante para a família, mas também para a história de Cabo Frio.

"Fica aqui um legado marcado, próximo da Secretaria de Agricultura, do Sindicato, do sítio onde nossa família mora e trabalha até hoje, e também do local onde meu pai sofreu o atentado. Mostra a todos a importância da história de Sebastião Lan, mantendo ela viva e nunca esquecida. Quando criaram a Semana foi importante. Agora quem passar por aqui vai querer conhecer a história deste homem que lutou muito pelos agricultores de Cabo Frio", afirma Chiquinho Lan.

Interessados em saber mais sobre a história de Sebastião Lan, podem acessar documentário disponível no link: https://youtu.be/F-PEDAaXuIo?feature=shared.
Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis