verifica
Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Macaé

Festival literário em Macaé tem Espaço Geek com imersão de crianças e jovens à linguagem computacional

Evento segue até este sábado (11), com entrada gratuita, no Parque de Exposições Latiff Mussi.

Crianças experimentando a Realidade Virtual durante a Flicmac - Foto: Bruno Campos/Prefeitura de Macaé
Crianças experimentando a Realidade Virtual durante a Flicmac - Foto: Bruno Campos/Prefeitura de Macaé
O Espaço Geek, uma das atrações do Festival de Literatura e Cultura de Macaé (Flicmac), no Norte Fluminense, está promovendo a imersão de crianças e jovens à linguagem computacional. Só da rede pública municipal, a expectativa é de 40 mil alunos visitando o festival, que começou na terça-feira (7).

O ambiente do Espaço Geek fica dentro de uma cobertura em formato esférico, onde os visitantes conhecem um pouco do mundo da programação e se divertem com a Realidade Aumentada e a robótica, tudo em parceria com a Secretaria Adjunta de Ensino Superior.

Quem passa pelo local entra no mundo do Scratch, Micro:bit, EV3, WeDo, Realidade Virtual, além de desafios Prototypus. O espaço também estimula o desenvolvimento da "cultura maker", despertando a criatividade da garotada.

Com os óculos da realidade virtual, o estudante Caynan Fernandes, 12 anos, conta que reconhece o cenário de blocos, cores e personagens. Ele não sabia, mas a definição trata-se de um scratch.

Já as plaquinhas com leds, um micro:bit, armazena informações visuais acoplando sensores para um conjunto de programações. No Ev3 tem kits lego usados em blocos para competições em robô.

"Gostei de tudo que vi aqui, principalmente, dos programas que conheci no computador", disse o estudante Caynan.

Gilmara Santos, professora de robótica do programa Inovar e Aprender, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, afirma que o objetivo do espaço é proporcionar oportunidades de acesso ao uso da tecnologia.

"As oficinas possibilitam oportunidades de criação e pensamento computacional, a partir da utilização de ferramentas para soluções que desejamos", acrescentou.

Soluções com materiais simples

Mas as invenções não se limitam aos óculos de realidade virtual e nos algoritmos do computador. O público presente pode criar soluções para um determinado problema usando materiais simples, como papelão, palito de madeira ou canudo.

"Com os trabalhos manuais também conseguimos inserir o contexto de um conteúdo escolar como a história da arte, por exemplo. A partir daí programamos uma solução", explicou a estudante de Química e monitora do espaço, Sofia Ávila.

O Flicmac tem entrada gratuita com visitação aberta das 8h às 20h durante a semana, e, neste sábado (11), vai funcionar das 9h às 18h.
Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis