verifica
Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Norte Fluminense

Cederj prorroga prazo de inscrição para o vestibular e anuncia curso de Engenharia Meteorológica

Inscrições podem ser feitas até este domingo (19).

Foto: Reprodução internet
Foto: Reprodução internet
Inscrições podem ser feitas até este domingo (19). São mais de sete mil vagas distribuídas por 17 cursos. O Cederj prorrogou para até o próximo domingo (17), o prazo de inscrição para o vestibular, que, desta vez, conta com um novo curso: de Engenharia Meteorológica.

A prova será realizada no dia 17 de dezembro e s aulas vão começar no primeiro semestre de 2024. Serão mais de sete mil vagas distribuídas por 17 cursos de graduação.

Os cursos são oferecidos na modalidade semipresencial pelas instituições de ensino que compõem o Consórcio Cederj. São elas: Cefet/RJ, UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e UniRio. São 42 polos espalhados por todo o Estado do Rio. E a novidade deste concurso é a abertura do novo Polo Cederj em Armação dos Búzios (Região dos Lagos) com os cursos de Turismo pela UNIRIO e Pedagogia pela UENF.

Já os Polos de Rio Bonito(Região Metropolitana) e Teresópolis(Região Serrana) vão contar com o curso de Turismo da UNIRIO.

A taxa de inscrição é de R$ 89,90 e deve ser paga até o dia 20 deste mês. O link para inscrição é: https://www.cecierj.edu.br/consorcio- cederj/vestibular/2024-1/.

Prova em Macaé

Na cidade de Macaé, no Norte Fluminense, o Polo do Cederj funciona na Cidade Universitária, que fica na Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros.

No dia da prova, em 17 de dezembro, a Prefeitura de Macaé vai prestar apoio, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior e conveniados, com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação que faz parte do Ministério da Educação (MEC).

Junto ao CAPES, o Polo Macaé do Cederj conquistou recentemente nota "A" no monitoramento, considerada a maior nota de avaliação de desempenho.

Entre os cursos ofertados em Macaé, estão: Administração (UFRRJ), Administração Pública (UFF), Ciências Biológicas (UENF), Ciências Contábeis (UFF), Física (UFRJ), Matemática (UFF), Pedagogia (UniRio), Turismo (UniRio), Engenharia de Produção (UFF) e Engenharia Meteorológica (UENF).

Engenharia Meteorológica

Sobre o curso que está sendo oferecido no âmbito do Consórcio Cederj, este é voltado para os interessados pelo clima, fenômenos naturais e previsões meteorológicas.

É o curso de Engenharia Meteorológica que, por sua vez, já conta com um aspecto que o diferencia dos demais cursos oferecidos pelo consórcio. De acordo com a coordenadora do curso, a professora Maria Gertrudes Justi, parte das disciplinas é ministrada de forma online pelo sistema EAD, tornando o aprendizado mais flexível.

As disciplinas como cálculo, física e engenharia básica podem ser estudadas em casa. Já as matérias específicas do conteúdo de meteorologia são ministradas presencialmente no Laboratório de Meteorologia, localizado no campus da UENF em Macaé.

"As provas são realizadas apenas em Macaé porque quem vive aqui terá essa facilidade e terá condições de assistir às aulas presenciais que serão dadas no Campus da UENF. Queremos que o egresso do curso de Engenharia Meteorológica da UENF elabore análises e previsão do tempo e do clima, mas ele também desenvolva, adapte e utilize tecnologias buscando soluções para os inúmeros problemas ambientais na gestão das águas, na produção de alimentos e na gestão de energias", pontuou Maria Gertrudes.

O mercado de trabalho na área é amplo, com oportunidades em diversos setores, como energia renovável, agricultura de precisão e muito mais.

"Um dos objetivos do curso é formar engenheiros meteorologistas treinados para buscar soluções para a produção de alimentos e a geração de energia. Além disso, os profissionais desta área desempenham um papel crucial em setores como transporte aéreo, exploração de petróleo e até mesmo na regulação de energias renováveis intermitentes, garantindo que as operações aconteçam com segurança e eficiência de acordo com as condições atmosféricas", explicou a Prefeitura.

Sobre o Cederj

O Cederj oferece a oportunidade do aluno estudar de forma flexível, adequando o curso à sua rotina. Os cursos disponibilizam materiais exclusivos e professores especializados. Quando ao novo curso de meteorologia, oferece uma rede de alunos apaixonados pela área, formando profissionais qualificados para trazer soluções aos desafios do dia a dia, impactando a vida e a sociedade de maneira significativa.
Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis