verifica
Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Norte Fluminense

Projeto 'Trilhas da Mata Atlântica' oferece oficina no Sana, em Macaé, nesta quarta

Tema da oficina será 'Desafios e oportunidades do Turismo de base comunitária na APA do Sana'.

Oficina vai expor para a população local do Sana os benefícios do turismo de base comunitária - Foto: Reprodução/RJ2
Oficina vai expor para a população local do Sana os benefícios do turismo de base comunitária - Foto: Reprodução/RJ2
O projeto "Trilhas da Mata Atlântica" está oferecendo uma oficina no Sana, em Macaé, no Norte Fluminense, nesta quarta-feira (29) com o tema "Desafios e oportunidades do Turismo de base comunitária na APA do Sana".

A oficina será ministrada das 10h às 12h no Colégio Municipal do Sana. O objetivo é apresentar para a população local o potencial e os benefícios do turismo de base comunitária. A iniciativa pretende criar trilhas de longo curso em todos estados onde há o bioma da Mata Atlântica, incluindo um trecho que passa pela Área de Proteção Ambiental (APA) do Sana.

O evento tem apoio da Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade e da Secretaria Adjunta de Turismo.

Inventário participativa após oficinas

Uma oficina foi realizada recentemente voltada para a identificação de plantas nativas. E nos dias 5 e 6 de dezembro está prevista mais uma oficina, desta vez com o foco em manejo de trilha.

A organização espera que as oficinas resultem em um inventário participativo construído com a comunidade local, mapeada e capacitada, gerando como produto um mapa turístico de Turismo de Base Comunitária da APA do Sana.

Em Macaé, atualmente o Caminho da Mata Atlântica passa pelo Arraial do Sana (contemplando atrativos turísticos como a Serra Queimada), passando pelo São Bento, o Peito do Pombo e RPPN Shangrilá.

Com estudos de biodiversidade feitos através da parceria com o laboratório de vertebrados da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), observou-se que o vale dos crubixais é um ponto nevrálgico para conexão florestal.

"Dessa forma, em parceria com Luis Eduardo Caoca, guia turístico macaense, os voluntários do Caminho vão alterar o traçado da trilha, passando pelo Vale dos Crubixais, Serra da Cruz e Carocango, aumentando a extensão em território municipal e possibilitando maior geração de renda ao município", divulgou a Prefeitura.
Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis