verifica
Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Região dos Lagos

Prefeitura de Cabo Frio lança projeto nesta quarta em busca de parceria para distribuir sacolas biodegradáveis nas praias no verão

Empresas interessadas em investir na confecção das sacolas, por meio do projeto "Amigos do Meio Ambiente", podem ir ao evento, às 14h desta quarta-feira (29), em um hotel da Praia do Forte.

Por meio do projeto 'Amigos do Meio Ambiente', Prefeitura de Cabo Frio busca parceria para distribuir sacolas biodegradáveis nas praias da cidade durante o verão - Foto: Ariane Marques/g1
Por meio do projeto 'Amigos do Meio Ambiente', Prefeitura de Cabo Frio busca parceria para distribuir sacolas biodegradáveis nas praias da cidade durante o verão - Foto: Ariane Marques/g1
A Prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, vai lançar nesta quarta-feira (29) o projeto "Amigos do Meio Ambiente" em busca de parceria com empresas interessadas em investir na confecção de sacolas biodegradáveis que serão distribuídas nas praias durante o verão 2023/2024.

Interessados em participar da ação podem se dirigir ao evento de apresentação e lançamento do projeto, que ocorrerá às 14h em um hotel que fica em frente à Praia do Forte, na Avenida Macário Pinto Lopes (antiga Av. do Contorno), número 900.

O projeto ocorre por meio da Companhia de Serviços de Cabo Frio (Comsercaf), que busca empresas engajadas na área de responsabilidade social e ambiental.

A Comsercaf disponibilizou o seguinte telefone para esclarecimento de dúvidas e manifestação de interesse por parte das empresas: (22) 99203-2374 (Beatriz Miranda).

Perigo das sacolas plásticas

O estado do Rio consome por ano 4 bilhões de sacolas plásticas descartáveis. Isso dá uma média de 233 sacolinhas por habitante. E os oceanos são o destino de 150 milhões de toneladas de lixo plástico, e, se nada for feito, essa quantidade deverá dobrar até 2050.

Reportagem exibida pelo Jornal Nacional em 2022 mostra que, no Brasil, um estudo inédito mapeou pela primeira vez os caminhos percorridos pelo plástico quando descartado de forma inadequada até chegar ao mar.

Pesquisadores do Instituto de Oceanografia da USP concluíram que um terço de todo plástico consumido no país tem grande chance de parar no oceano. Isso corresponde a quase 3,5 milhões de toneladas de materiais por ano. De acordo com os cientistas, 67% desses plásticos chegam ao mar pelos rios.

Portanto, o uso de sacolas biodegradáveis nas praias contribui para que o lixo seja separado pelos banhistas e depois descartado em lixeiras apropriadas. Além do fato da própria sacola utilizada ser uma opção ecologicamente mais adequada por ter materiais renováveis em sua composição.
Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis