verifica
Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Região dos Lagos

Vídeo mostra mobilização para salvar baleia presa entre rochas no mar de Arraial do Cabo, no RJ

Animal da espécie bryde aparece se debatendo, já ferido, até que pescadores, turistas e bombeiros conseguem reconduzi-lo ao mar aberto na praia Grande.

Baleia ficou se debatendo para se desprender de rochões até que pescadores, bombeiros e banhistas chegaram para ajudá-la em Arraial do Cabo - Foto: Marcelo Gah
Baleia ficou se debatendo para se desprender de rochões até que pescadores, bombeiros e banhistas chegaram para ajudá-la em Arraial do Cabo - Foto: Marcelo Gah
Uma baleia da espécie bryde foi resgatada depois ficar presa em meio às rochas da praia Grande, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, na manhã desta segunda-feira (26).

O g1 conseguiu o vídeo do resgate, que mostra a rápida mobilização de pescadores, bombeiros e banhistas para salvar o animal.

Nas imagens, a baleia aparece já ferida, se debatendo, enquanto o grupo corre contra o tempo para reconduzi-la em direção ao mar aberto.

As cenas que mostram a complexidade do resgate foram feitas por Marcelo Gah, do Projeto Mar de Baleias, da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Pesquisa, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer (Funtec Ambiental), que monitora a fauna marinha na cidade.

Mobilização em Arraial do Cabo para salvar baleia — Foto: Marcelo Gah
Mobilização em Arraial do Cabo para salvar baleia - Marcelo Gah

De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura, foram utilizadas técnicas de pesca para afastar a baleia das áreas rochosas. Até que em determinado momento, ela conseguiu se orientar e voltar ao mar aberto.

"Embora tenha sofrido ferimentos significativos, permanece a esperança na recuperação deste resistente animal. Contudo, pedimos as cidades vizinhas e banhistas que fiquem atentos a? animais feridos, reportando imediatamente as autoridades competentes", disse a Funtec Ambiental.

A entidade aproveita para alertar sobre o que deve ser feito em situações como essa.

"O incidente teve um desfecho positivo, mas alertamos para as possíveis consequências. Ao avistar animais encalhados, por favor, entre em contato imediatamente com as autoridades competentes e evite se aproximar, ao tentar ajudar o animal pode se levar mais riscos a ambos", explicou a fundação.

Mobilização de pessoas para salvar baleia da espécie bryde presa nos rochões da Praia Grande, em Arraial do Cabo — Foto: Marcelo Gah
Mobilização de pessoas para salvar baleia da espécie bryde presa nos rochões da Praia Grande, em Arraial do Cabo - Foto: Marcelo Gah

A Funtec Ambiental explica ainda que a presença das baleias da espécie bryde na costa de Arraial do Cabo é comum no verão, principalmente na temporada de lula. Além de alimentação, o animal também chega à região para se reproduzir.
Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis