verifica
Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Brasil

Justiça dos EUA não se curva a Moraes e arquiva pedido de extradição de Allan dos Santos

Seif destacou que, segundo autoridades americanas, o jornalista não cometeu crimes que justifiquem a extradição.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Durante uma sessão plenária do Senado Federal nesta quinta-feira (7), o senador Jorge Seif (PL-SC) informou que a Justiça dos Estados Unidos decidiu arquivar o pedido de extradição do jornalista Allan dos Santos, requerido pelo governo brasileiro e autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Seif destacou que, segundo autoridades americanas, o jornalista não cometeu crimes que justifiquem a extradição. "A Justiça americana arquivou o pedido de extradição expedido pelo nosso STF", afirmou o senador.

A defesa de Allan dos Santos, contatada pela Gazeta do Povo, não confirmou a decisão inicialmente, mas o próprio jornalista mais tarde divulgou nas redes sociais a informação compartilhada por Seif. O advogado Renor Oliver, representante de Allan dos Santos, mencionou que um pedido de asilo político por parte do jornalista ainda está em análise nos EUA, em processo mantido sob sigilo.

Ao buscar esclarecimentos sobre o arquivamento da extradição, a Gazeta do Povo obteve do STF a informação de que o processo corre em segredo de justiça. O Tribunal também apontou que casos de extradição são tratados diretamente entre os Executivos dos países envolvidos. O Ministério da Justiça, por sua vez, não comentou o caso, citando o sigilo do processo.

Seif aproveitou seu discurso para criticar a perseguição a jornalistas no Brasil, especialmente aqueles que expressam opiniões contrárias ao espectro político dominante, questionando se no país "se criou o crime de opinião". Ele citou casos de outros jornalistas que, assim como Allan dos Santos, foram alvo de inquéritos no STF por supostos "atos antidemocráticos" e disseminação de informações falsas.

Por portal Novo Norte

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis