verifica
Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Região dos Lagos

A campanha de doação de sangue realizada pelo Hospital Estadual Roberto Chabo, em Araruama, e em parceria com o Hemorio, coletou 150 bolsas de sangue, cada uma com aproximadamente 500ml, na última sexta-feira

O número é cerca de 30% maior do que a meta estabelecida. O gesto de amor vai ajudar a salvar a vida de pelo menos 400 pacientes

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Uma das primeiras pessoas da fila para doação foi a vendedora Rosana Santos de Freitas, de 40 anos, moradora de Saquarema. Ela decidiu fazer a doação após o neto Gabriel, de quatro anos, internado no hospital, precisar de transfusão dois dias antes. O menino está no CTI com pneumonia grave.

A mãe da criança, que não pode participar da campanha por ter feito uma tatuagem dias antes, elogiou a iniciativa da mãe e falou da importância da campanha de doação.

"Às vezes, como está sendo o nosso caso, a gente precisa estar em um hospital, viver a situação, para valorizar estas campanhas. Meu filho precisou de sangue e o hospital correu atrás para conseguir as bolsas. O estoque deles estava quase zerado. Vi o desespero deles. Mas graças a Deus muita gente está vindo aqui hoje ajudar. Como mãe de paciente só tenho a agradecer", declarou Marcelly Santos, de 21 anos.

Na fila da doação, além de moradores dos municípios atendidos pelo Hospital Estadual Roberto Chabo, estavam funcionários da unidade, policiais militares e soldados do Corpo de Bombeiros. "Saímos do quartel e viemos colaborar com a campanha. Doar sangue é salvar vidas. E o nosso lema é salvar vidas, seja nas ocorrências do nosso dia-a-dia ou em uma campanha de doação de sangue", garantiu um grupo de bombeiros.

Referência no atendimento a pacientes com múltiplos traumas para nove municípios da Região dos Lagos, o hospital realizou mais de 17 mil atendimentos, entre cirurgias, internações e procedimentos e consultas no ambulatório pós cirúrgico. Os pacientes recebidos pelo hospital, através da Central de Regulação, vêm dos municípios de Araruama, Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro d' Aldeia e Saquarema.

Administrado pelo Instituto Ideas em parceria com o Governo do Estado, o Hospital Estadual Roberto Chabo tem 83 leitos, sendo nove de tratamento intensivo e conta com um ambulatório de pós-operatório. No setor, os pacientes são reavaliados por neurocirurgião, cirurgião geral, cirurgião pediátrico, intensivista, cirurgião plástico, oftalmologista, bucomaxilofacial, cirurgião vascular e ortopedista.


Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis